Com objetivo de garantir melhor qualidade de ensino aos mais de 23 mil alunos da rede municipal de ensino, a Educação de Maricá adotou em todas as 61 unidades escolares uma nova ferramenta pedagógica – o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Esse novo material de trabalho engloba livros didáticos diferenciados para cada ano letivo, capacitação dos professores para a utilização correta em sala de aula, sistema de avaliação do aluno e uma plataforma virtual de aprendizagem.

A gerente de orientação pedagógica, Verônica Couto Machado, há 11 anos na rede municipal de ensino, falou sobre a implantação dessa nova metodologia de ensino que não tem o objetivo de substituir os livros didáticos fornecidos pelo Ministério da Educação por meio do Plano Nacional de Livro Didático (PNLD). “Esse novo material visa complementar e servir de apoio para melhorar o aprendizado na rede pública municipal. Eles possuem um projeto gráfico bacana adequado a cada faixa etária, conteúdo ilustrado com mapas, imagens e linguagem que desperta o interesse e a atenção da criança”, destacou.

O material é composto por livros didáticos interdisciplinares, sendo distribuídos dois livros com conteúdos diferentes para cada aluno e dois livros para o professor. Os livros são personalizados com fotos na capa de pontos turísticos do município e na contracapa com a letra do hino do município. Ao todo serão distribuídos 10.644 livros para alunos do Pré II ao 5º ano do Ensino Fundamental. “O aluno é protagonista no processo educacional e por isso considero que essa proposta pedagógica tem o compromisso de oferecer um material de qualidade, atualizado e adequado à realidade do mundo contemporâneo. Estamos caminhando na direção de práticas pedagógicas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e auxiliem na efetivação da democracia por meio da promoção da equidade e da educação de qualidade social”, declarou a gerente.

A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, destacou a importância da adoção dessa nova metodologia. “A mudança na Educação deve começar pela sala de aula e a adoção de uma nova metodologia de trabalho reforça essa meta do município. O sistema  Aprende Brasil não é um livro somente, é todo um conjunto de elementos. O material já vem com planejamento curricular do ano todo, além disso vem com atividades lúdicas que desenvolvem muito o raciocínio. Indo ao encontro a nossa concepção pedagógica que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças,  jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais”, declarou.

Com 29 anos de formação, Suely dos Santos Quintanilha, professora do Pré II da Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, disse que o material está sendo muito bem recebido pelos alunos e considera que essa nova proposta de ensino valoriza e enriquece as práticas pedagógicas tanto do professor quanto das escolas. “Hoje temos a incumbência de  no Pré II já semialfabetizar o aluno e esse sistema contribui para isso. O material é bacana e convida o aluno para o aprendizado. As crianças ficam muito empolgadas, querem desenhar, recortar e colorir. E é exatamente essa a proposta desses livros, permitir total interação com o aluno”, exemplificou a professora.

A orientadora pedagógica da E. M. Maurício Antunes de Carvalho, Gilcimara da Cunha Silva, falou ainda que o sistema, criado pela Editora Positivo, trouxe outros recursos que podem ser explorados pelo professor. “O material é um facilitador na construção do conhecimento do aluno. Foi muito bem-vindo. Já observamos o interesse maior da criança nas atividades curriculares dentre e fora da sala de aula”, frisou.

O aluno do 5º ano da E. M. Maurício Antunes de Carvalho, Adrian Cauã de Freitas, de nove anos, está se divertindo muito com os livros. “Já pintei, escrevi, desenhei e pude levar pra minha família toda ver”. O aluno Daniel Barros, de 10 anos, disse que o material facilitou seu aprendizado. “O livro é colorido, é bonito e é mais fácil responder às perguntas que são feitas. Dá vontade de estudar mais para ter um bom trabalho no futuro”, destacou o aluno que almeja ser atleta. Já com sonho de ser crítica de gastronomia, a aluna Hellen Cristina Soutto, de 10 anos, confessou que adorou a capa do livro por trazer lindas fotos de Maricá. “Esse material nos ajuda a aprender melhor e desperta ainda mais o interesse pelo conhecimento e pelo diferente”, declarou.

Além dos livros, o sistema contempla também, por meio da ferramenta Hábile, a avaliação educacional de aprendizagem com foco na preparação dos alunos do 4º ano para a Prova Brasil 2019, que testa o desempenho dos estudantes e da escola, permitindo, inclusive, delimitar um plano de ação para atingir determinada competência com base nos descritivos dessa avaliação, como: linguagem, leitura, interpretação e raciocínio lógico.

Outra ferramenta disponibilizada pelo sistema é a plataforma virtual que oferece um conjunto de tecnologias e recursos que permitem potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado dos alunos, de acordo com o seu ritmo. O módulo “On”, que ainda está em processo de cadastro dos profissionais em Maricá, possibilita ao professor gerenciar diretamente o aprendizado, por meio de relatórios com análises sobre o desempenho do aluno ao longo de sua trajetória escolar.

Outro benefício com a adoção do sistema Positivo é a realização de cursos de formação continuidade para os profissionais que lidam com o material em sala de aula. Os educadores de Maricá já receberam duas capacitações: uma sobre a implantação do sistema; e outra, em execução entre os dias 9 a 13 de abril, na E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, específica para o treinamento da língua Portuguesa, segmentado por ano.

Responsável por ministrar a capacitação aos professores, a professora-mestre em Educação, Luciane Maria Jayme Biancardi, falou da extrema importância de adoção de um sistema moderno de ensino num momento de mudança da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Estamos passando por uma época que exige de nós educadores comprometimento, dedicação e busca por conhecimento constante. E esse curso amplia o olhar do educador e fornece outros instrumentos que nos ajudam a lidar com o aluno desse mundo moderno”, explicou a professora, acrescentando que cidades com elevadas notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), também aderiram a esse sistema de ensino, como Olímpia (SP), Iconha (ES), Alto Bela Vista (SC) e Lagoa Vermelha (RS).

A professora do 2º ano da E. M. Profª Alcione Soares Rangel da Silva, Marta Fernanda Cunha, de 54 anos, com mais de 35 anos de profissão, participou do curso e elogiou a forma como o conteúdo foi explorado. “Somos levados a refletir, a debater e interagir com o aluno de forma dinâmica e criativa. Como exemplo, podemos usar personagens de histórias infantis para falar das diferenças, como o Patinho Feio e Chapeuzinho Vermelho para tratar de assuntos como desobediência e perigo”, concluiu.

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