Fabiano Horta conversou com estudantes que fizeram o curso preparatório em 2017 - Foto: Fernando Silva

Uma comissão formada por alunos do Pré-Enem Popular esteve hoje (11/04) no gabinete do Prefeito Fabiano Horta para falar sobre os resultados positivos do projeto. Representantes dos 85 estudantes do programa municipal que foram aprovados em universidades federais e estaduais, ou conseguiram bolsa integral em universidades particulares somente no ano passado, eles falaram sobre suas conquistas e metas.

“No ano passado eu tive a oportunidade de participar do curso preparatório junto com minha filha e minha sobrinha, que também conseguiram suas aprovações. Tenho uma gratidão enorme por essa equipe. A experiência foi tão boa, que agora o meu filho também fará parte desse projeto ímpar. Tenho certeza de que o Pré-Enem Popular é um estandarte levantado para que sirva de exemplo a outras cidades no Brasil”, contou Adriana Rocha, que passou para Ciência Ambiental na Universidade Federal Fluminense (UFF).

De acordo com o Prefeito, o Pré-Enem é um projeto que foi nascendo espontaneamente no governo passado, ganhou corpo e virou referência de inclusão e capacitação, sendo hoje motivo de orgulho para o município. “Queremos o projeto como algo permanente e vamos consolidá-lo como uma política continuada de governo. Ele complementa o arco da questão do desafio que a cidade vive no sentido do desenvolvimento através da qualificação das pessoas de Maricá para o futuro”, explicou Fabiano, reiterando a importância da contribuição que estes estudantes poderão dar para a região no futuro.

E foi pensando nesse compromisso com o coletivo que a assistente social Rosana Santos resolveu fazer o curso e tentar uma nova graduação. “Quando entrei para o Pré-Enem, não tinha muita perspectiva, achava que levaria anos até conseguir entrar para uma faculdade. Para minha surpresa, o resultado foi rápido, fui aprovada para Gestão Pública na UFRJ e estou muito feliz em saber que o projeto vai continuar a dar frutos”, disse.

Coordenador do Pré-Enem, William Campos falou sobre o projeto e agradeceu a ajuda de membros de diferentes esfera do governo. “Quero ser justo e grato, foram muitas pessoas que nos ajudaram e fizeram o projeto crescer. Esse ano recebemos 861 alunos e estamos com 240 confirmados. Ao todo, são 12 turmas divididas em três sedes diferentes: Inoã, Itaipuaçu e Centro”, destacou.

O secretário Geral e de Governo Renato Machado, fez coro às metas da coordenação do Pré-Enem para este ano, que são modernizar e institucionalizar, sem mexer na estrutura de sucesso do curso. “Vamos continuar e avançar. Estamos estudando todas as questões jurídicas no sentido da contratação de professores e ampliação de parcerias. Logo estaremos inaugurando as instalações do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Ubatiba, que eu acabei de visitar”, afirmou.

Merendeira no C.E. João Monteiro (Itaipuaçu), Simone Mendonça falou sobre o orgulho da conquista de uma vaga para a faculdade de nutrição. “Comecei a fazer o Pré-Enem em 2016, algumas vezes pensei em parar, por medo, mas todas as pessoas da equipe me deram força e eu não desisti. Ter passado para a faculdade de nutrição é motivo de muito orgulho para mim, vou conquistar o meu sonho que é ser nutricionista”, afirmou.

Aprovado em cinco instituições diferentes, o aluno Gerson Santana falou sobre o que considera ser o diferencial da iniciativa. “Temos índices percentuais de aprovação melhores que os de escolas preparatórias particulares,  o grande destaque do curso que fizemos vai para o apoio psicológico e estrutural que recebemos. Essa estrutura gera o número percentual indiscutível que apresentamos”, ressaltou.

No fim da reunião, que também contou com a presença do secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão, Leonardo Alves, o prefeito presenteou o coordenador William com o livro “Maricá Retratos do Paraíso”, e propôs a coletivização do objeto no espaço do Enem.