Foto de arquivo: Katito Carvalho

Em sua terceira edição, o Pré-Enem Popular, iniciativa da Prefeitura, através das secretarias Geral e de Governo, de Educação e de Cultura, realizou, nesta terça-feira (11/04), aulas inaugurais nos polos de Inoã, Itaipuaçu e Centro. Juntas, as três unidades somam 862 alunos inscritos. Somente na aula de biologia, ministrada pelo professor Alex Neri, no Cineteatro Henfil, estiveram presentes mais de 300 alunos.

“Esse é um projeto pioneiro. Já sou professor de pré-vestibular no Rio há muito tempo e estou acostumado a dar aula para um grande número de alunos, mas aqui a proposta é diferente, o objetivo é outro”, afirmou Neri. “Hoje temos aqui jovens de 17 anos recém-saídos da escola e adultos de 40, 50 anos que já estão sem estudar há anos, mas todos tem em comum o desejo de realizar o sonho de entrar para uma universidade”, explicou. “E, isso que é o bacana do Pré-Enem Popular de Maricá, pois estamos aqui para realizar sonhos. Sonhos de pessoas que querem fazer uma faculdade de biologia, biomédica, engenharia, entre outras. E o meu papel aqui é dar material, informação e condições para que cada um possa ter o sonho seu realizado”, frisou o professor.

A aluna Ana Caroline Muniz, de 22 anos, moradora do Caxito, estava animada. “É a primeira vez que me inscrevo no Pré-Enem Popular e pretendo me dedicar ao máximo”, prometeu. “Meu desejo é cursar odontologia e acredito que esse curso vai me deixar muito mais preparada”, disse a jovem. Lucas Vidal, de 19 anos, morador do Centro, contou que terminou recentemente o ensino médio e que viu no Pré-Enem Popular uma ótima oportunidade de se preparar para o exame nacional. “Soube sobre esse curso pelas redes sociais e vi a oportunidade de ficar mais preparado para o Enem e para conseguir uma boa nota que me permita entrar em uma universidade pública. Ainda não decidi o curso e espero fazer isso com as aulas no Pré-Enem”, confidenciou.

O Pré-Enem Popular é gratuito e está sendo oferecido das 18h às 21h40, sempre às terças e quintas-feiras. Segundo os organizadores são oito turmas, sendo duas em Inoã, na E.M. Marisa Letícia Lula da Silva; duas em Itaipuaçu, na E.M. João Monteiro, e quatro turmas no Centro. Além do Cineteatro Henfil há turmas no CEM Joana Benedicta Rangel, na E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos e no Colégio Cenecista.

Segundo o coordenador geral do projeto, Willian Campos, após os primeiros quatro meses as aulas aumentarão. “Abril, maio, junho e julho são às terças e quintas, mas a partir de agosto passarão a ser às terças, quartas e quintas. Em novembro, quando estaremos nos aproximando das provas do Enem, as aulas serão diárias”, adiantou. “Além disso, teremos novidades como turmas especiais de biomédica, exatas e humanas formadas logo após a Copa do Mundo. Ao todo, serão seis turmas especiais totalizando 300 alunos, sendo esses os que mais se destacaram ao longo do projeto”, frisou. “Outra novidade para esse ano é a parceria com a Universidade Federal Fluminense que nos ajudará a qualificar ainda mais o nosso projeto. Além disso, o Pré-Enem Popular conta esse ano com uma pedagoga e um psicólogo entre os seus organizadores com o objetivo de aumentar a qualidade do curso e proporcionar o melhor ambiente possível para todos os alunos”, garantiu o coordenador.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here