Equipes de Obras e Conservação preparam vias de Bambuí e adjacências para receber asfalto - Foto: Marcos Fabricio

Uma mega operação envolvendo as secretarias de Obras e Conservação foi realizada no último dia sábado (07/04) no intuito de preparar as ruas para receber pavimentação no bairro Bambuí e adjacências. Como primeira ação de melhorias de estrutura nas vias da localidade, foi feito o patrolamento com forração e colocação de bica fina (material utilizado para obras de pavimentação). Para isso, foram necessárias 6 motoniveladoras, 5 retroescavadeiras e 7 caminhões. Ao todo, 50 funcionários entre operadores de máquinas, responsáveis pela limpeza, pintura e raspagem foram mobilizados para o mutirão. O ponto de encontro aconteceu na praça central do bairro.

De acordo com Rodrigo Fagundes, coordenador geral da Secretaria de Conservação, esta foi a primeira de diversas operações que acontecerão sempre aos sábados em toda a cidade. “Esses grandes mutirões serão feitos todos os finais de semana e vão atingir todo o município, desde Itaipuaçu a Jaconé”, garantiu o coordenador, acrescentando que a Secretaria de Conservação vai definir ao longo da semana o próximo bairro que será beneficiado com toda esta estrutura.

Moradora há 30 anos no bairro, Magda Cavalcante, de 55 anos, aprovou as obras que têm sido realizadas na cidade e aguarda ansiosa a chegada de melhorias em sua rua. “Eu conheço Maricá há 42 anos e nunca vi tão organizada como está. Estou gostando muito. Realmente o governo está fazendo um bom trabalho”, afirmou entusiasmada.

A auxiliar administrativo, Lenice Santos Chagas endossou o discurso da dona Magda Cavalcante. “Moro há 30 anos aqui. Nunca teve um prefeito maravilhoso como esse”, relatou a moradora.

Caminhando com sua filha de 5 anos em uma das ruas que vai receber a pavimentação, a promotora de vendas Janaína da Conceição falou sobre a dificuldade que é transitar com sua filha pelas ruas esburacadas. “Nem quando não está chovendo dá para andar direito, imagina quando chove! É tudo esburacado. A prefeitura está de parabéns. Só em ver o maquinário trabalhando na rua já é uma gratificação muito grande”, contou Janaína, que tem 36 anos.

Deficiente desde que sofreu um acidente de carro, o locutor Isaías Monteiro expôs a complexidade que é andar de muleta pela Avenida do Contorno (uma das ruas que recebeu o mutirão) até chegar à rua principal. “Andar por essas ruas é dificultoso. Essa muleta quebrou devido a muito esforço que preciso fazer para andar aqui”. O locutor, que também usa uma prótese na perna, citou o que fará após a chegada da pavimentação. “Com a rua recebendo uma estrutura melhor vou poder andar de bicicleta que vai auxiliar na minha locomoção”, reconheceu.

Para o mestre Wanderson Luiz, a pavimentação vai evitar que seu carro quebre constantemente por causa dos buracos existentes na Avenida do Contorno. “Antigamente era uma buracada danada. Hoje, com essa melhora aí, não tem explicação. Muito lugar queria ter uma prefeitura dessa e não tem. Nós somos privilegiados”, acrescentou o morador de 40 anos.

Além de Bambuí, outros bairros próximos como Limão, Castelo, Parque Way e Pindobal também foram beneficiados com o mutirão.