Ação de remoção de construções em área de preservação ambiental aconteceu na Av. do Contorno - Foto: Marcos Fabricio

A Prefeitura, através da Secretaria de Cidade Sustentável, em parceria com a pasta de Obras, e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou na manhã desta quinta-feira (05/04), na Avenida do Contorno, em Bambuí, uma ação para a remoção de edificações que estão sendo construídas irregularmente em áreas de preservação ambiental. Em sua primeira ação do ano, foi demolida uma das 5 obras irregulares constatadas no bairro. Após as demolições, haverá um reflorestamento da área com a plantação de mudas nativas de Mata Atlântica, através do projeto Maricá+Verde, da Secretaria de Cidade Sustentável.

Responsável pela pasta, o secretário Hélter Ferreira, que acompanhou o trabalho dos funcionários da Secretaria de Obras, adiantou que outras ações como essa acontecerão na cidade para coibir este tipo de prática. Ainda segundo Hélter Ferreira, a maioria dessas invasões é de pessoas vindas de cidades vizinhas que desconhecem as leis e não procuram o órgão municipal. “São pessoas de outros municípios que compram os lotes de forma indevida, sem ter conhecimento legal, e acabam tendo prejuízos financeiros. Então precisamos fazer um esforço na divulgação para que as pessoas não sejam enganadas e não tenham o seu dinheiro mal investido”, afirmou.

Ao lado de Hélter Ferreira, o subsecretário da pasta, Guilherme Di César fez um apelo para que a população colabore com o poder público denunciando as obras irregulares. “O interessante é que seja possível pegar essas construções no início. Para isso contamos conta com o apoio da população para que possamos fazer as ações e inibir esse tipo de prática aqui no município”, solicitou o subsecretário.

Para evitar que o proprietário seja pego de surpresa ao encontrar sua construção demolida, Guilherme Di César orienta para que os interessados procurem o órgão público antes de iniciar a obra. “Quero pedir a essas pessoas que não adquirem a propriedade sem o conhecimento de estarem em uma área de proteção ambiental, como foi este caso aqui. Primeiramente ela deve consultar a Secretaria de Cidade Sustentável, onde forneceremos todas as informações, para que não inicie ou, em caso de já ter começado, não dê continuidade à obra para não ter um prejuízo financeiro”, alertou.

Somente na Avenida do Contorno, três construções irregulares estão em fase inicial e serão demolidas. A ação contou com o apoio da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam).