Empreender é a chave para alavancar a economia de uma cidade. E é pensando nisso que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo está com suas atividades voltadas para os empreendedores de Maricá a pleno vapor. Em parceria com o Sebrae, a palestra “Empretec: o caminho do sucesso” será realizada nesta sexta-feira (06/04) para explicar o que é o Seminário Empretec e qual é essa metodologia da Organização das Nações Unidas que tem feito 98,8% dos empreendedores vencerem suas limitações e crescerem dentro do seu nicho de mercado.

Após a palestra, os empresários que desejarem participar do Seminário Empretec deverão se inscrever e serão entrevistados pelo Sebrae entre 16 e 20 de abril. O curso será ministrado de 07 a 12 de maio. São 60h de capacitação em seis dias, e o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais.

Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico, pensa que esse tipo de ação reforça o compromisso da cidade com os empresários locais, ajudando-o a crescer com o município. “O desenvolvimento de Maricá está chegando a passos largos. Se os empresários não se prepararem, vão ficar para trás. Queremos que eles cresçam com o município e para isso precisam aproveitar essa oportunidade”, afirmou.

Para o coordenador de empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sandro Lima, o projeto vai criar um ciclo entre os empresários, fazendo com que eles melhorem seus serviços. “Quando um empresário tem as características para participar do Empretec, sinal de que ele é referência, indutor de mudanças na cidade. O Empretec vai formar um grupo de empresários que vão incentivar outras pessoas a criarem características empreendedoras e inovadoras e, com isso, fortalecer e desenvolver o comércio local”.

Segundo o analista do Sebrae, Leonardo Martins, os empresários da cidade precisam de treinamento para não acabarem fechando as portas. “A preocupação que motiva esse treinamento é preparar o empresário local para suportar a vinda das grandes empresas para cá. Muitas vezes o grande investidor entra na cidade e arrasa o pequeno empresário”.

A palestra “Empretec: o caminho do sucesso” acontecerá no Cine Teatro Municipal Henfil, dia 06 de abril às 19h. O Cine Henfil fica localizado na Rua Domício da Gama, na esquina com a Rua Alferes Gomes, no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 3731-1488.