GM Luiz Augusto apresentou o pastor alemão Mike aos alunos da escola municipal -Foto: Marcos Fabricio

Em sua quarta edição, o Projeto de Incentivo à Proteção Animal, da Coordenadoria Especial de Proteção Animal de Maricá, levou suas ações educativas para a Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos (Centro). A iniciativa, que tem o apoio da Secretaria de Educação, percorrerá todas as escolas do município com palestras, apresentação de vídeos e rodas de conversa sobre as especificidades e necessidades de animais de estimação.

Assessora da Coordenadoria, Flávia Helena Menezes da Costa falou sobre a importância da ação. “Esta é a quarta escola que visitamos para plantar a sementinha do respeito e do amor pelos animais. Falamos sobre os cuidados que as crianças devem ter com os bichinhos, sobre a alimentação, socialização, educação e adestramento”, contou.

No quesito adestramento, a apresentação ganhou um reforço de peso. Responsável pelo Grupamento de Ações com Cães (GAC) da Guarda Municipal de Maricá, Luiz Augusto da Silva Alvarenga esteve com sua equipe apresentando o pastor alemão Mike, de apenas sete meses, para a garotada. “Esta parceria com a Proteção Animal viabiliza a interação que buscamos com as crianças. Vamos trabalhar com os cães em ações de patrulhamento e também de forma social, com cinoterapia”, disse Alvarenga, explicando que atualmente o GAC conta com um efetivo composto por sete guardas e o colaborador Fabiano Novaes.

Após o trabalho, os alunos participantes receberam o título de protetores mirins e ganharam um crachá com a designação. “Já conhecia algumas coisas que eles falaram. Gostei de ver o adestramento, achei muito legal e aprendi muito”, comentou o agora protetor, Gabriel da Costa de Souza, de 10 anos.

Ao todo, foram contempladas três turmas de 5° ano na parte da manhã, e três turmas de 5° ano na parte da tarde. Neste segundo momento, o Grupo Amigo Animal (GAARJ), que cuida de cerca de 60 cães, participou do projeto falando sobre a sua atuação e distribuindo caixas de bombom para os jovens.