Linha do MCMV ligando os condomínios de Itaipuaçu e Inoã foi integrada ao itinerário da EPT - Foto: Fernando Silva

As quase três mil famílias que vivem nos dois residenciais do programa Minha Casa Minha Vida em Maricá já estão habituadas com a presença do poder público nos condomínios. Desde a entrega dos imóveis, em 2015, a preocupação do município sempre foi a de prover aos moradores ações que reforçassem sua inserção social através da qualificação, da geração de renda e das atividades culturais. De lá para cá, as duas unidades receberam dezenas de ações promovidas pelas mais diferentes áreas do governo, algumas emblemáticas como a criação da linha de ônibus com Tarifa Zero ligando os residenciais Carlos Marighella, em Itaipuaçu, Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, e o Terminal Rodoviário de Itaipuaçu. O novo itinerário, além de ligar os dois residenciais funciona diariamente das 5h às 22h, levando o direito à mobilidade a quem dependia do transporte pago. São pelo menos 900 registros por dia de utilização do serviço.

O acesso à Educação também vem sendo uma preocupação do governo municipal em toda a cidade, e em especial nestas localidades pela enorme concentração de crianças em idade escolar. No Residencial Carlos Marighella, em Itaipuaçu, por exemplo, 350 alunos com idades que vão do maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental já são atendidos na recém-aberta Escola Municipal Carlos Manuel da Costa Lima. Já na também nova Escola Municipal Romilda Nunes (Linda), situada dentro do Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, outros 200 alunos com idades que vão desde o maternal até ao 3º ano do Ensino Fundamental são assistidos pela Secretaria de Educação.

Ainda no campo educacional, atendendo a cerca de 600 beneficiários em cada unidade através do programa Renda Básica Mumbuca, a Secretaria de Economia Solidária abriu, no último dia 24/03, as inscrições para o curso preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Pré-Encceja). As ações de economia solidária nos dois residenciais, no entanto, também vem de longa data. Um exemplo de iniciativa de inclusão foi a realização da feira de artesanato Ecosol, na qual os moradores puderam oferecer produtos criados por eles. No dia 16/04 serão iniciadas as aulas preparatórias para a prova do Encceja, que dará a certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio para jovens e adultos. As ações incluíram ainda a realização de encontro entre moradores do Carlos Marighella e a Secretaria de Educação para esclarecer questões sobre a implantação de uma escola no condomínio, a instalação de redutores de velocidade nas ruas, entre outras.

A qualificação para o trabalho foi outra das prioridades do município para os residenciais. A Secretaria de Trabalho levou toda estrutura do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maricá para o condomínio de Itaipuaçu, em 2016. Entre as ações realizadas, uma das mais concorridas foi a palestra que orientou os moradores para montar um currículo e como manter uma postura adequada no momento da entrevista.

A aposta do município na educação para geração de renda incluiu também a contratação do Serviço Nacional da Indústria (Senai), para a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos aos moradores. Ainda em 2016, para citar um caso, foi estacionada no condomínio uma unidade móvel do Senai. O caminhão oferecia cursos voltados para a área de confecção, como os de Costureiro Industrial do Vestuário e Modelista. Ao todo, 62 jovens do condomínio concluíram apenas essa instrução, sendo 37 formandos no primeiro e 25 no segundo.

As assembleias entre os moradores e as 26 secretarias municipais são constantes, garantindo a resolução de problemas e a troca de informações, além da oferta de atividades e serviços. Atingidos por uma enchente em fevereiro de 2016, aqueles que foram prejudicados receberam kits com geladeira, fogão, sofá, cama box, beliche e colchões. Os moradores beneficiados foram cadastrados pela Prefeitura e cada imóvel recebeu os kits de acordo com o que foi perdido na enchente e informado pelos moradores.

A aproximação com os moradores não está vinculada apenas às assembleias. Idealizado pela Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, o Comitê de Defesa dos Bairros (CDB) realizou, durante quatro meses, uma pesquisa que revela o perfil da população dos dois condomínios do Minha Casa Minha Vida. Os jovens do CDB visitaram todas as residências preenchendo questionários que falavam sobre faixa etária, aspirações e necessidades dos moradores.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), vinculado à Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Casa do Idoso Mais Feliz, da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu aulas práticas de corte de cabelo no residencial de Itaipuaçu.

Cultura e diversão também são levados aos dois condomínios por meio da Secretaria de Cultura. Desde junho de 2017, quando se iniciou o projeto Cine Henfil em Movimento, 27 filmes entre curtas e longas-metragens foram exibidos em praça pública, atingindo um público de 2.200 pessoas em média, em um processo unificado que transforma o cidadão e o tira das zonas de risco.

Assim como as outras secretarias do governo municipal, a Secretaria de Saúde também se faz presente nos dois residenciais. No Carlos Marighella, em Itaipuaçu, foi inaugurada em outubro do ano passado, a Unidade Básica de Saúde, que atualmente registra 4.490 pessoas cadastradas. No condomínio Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, inaugurado dois meses depois, 4.736 pessoas estão cadastradas. Entre os diversos serviços oferecidos nas duas unidades estão: consultas médicas e de enfermagem para todas a idades; coleta de exame laboratorial; coleta de preventivo; teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites; curativos; nebulização; imunizações/vacinas; aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar (HGT), entre outros.