Formandos da primeira turma do curso técnico do IFF em cerimônia no Cineteatro Henfil - Foto: Katito Carvalho

Aconteceu na última segunda-feira (26/03) a formatura da primeira turma do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Maricá, implantado na cidade em 2015. Em cerimônia no Cineteatro Henfil, 38 alunos do curso técnico em Edificações receberam seus diplomas após três anos de dedicação. Metade deles, incorporados do Ensino Médio Técnico do Centro Educacional Joana Benedita Rangel, cursou por quatro anos no total. Prestigiaram a solenidade o reitor do IFF Jefferson Azevedo, o diretor do campus Maricá, Mendel Aleluia, e a secretária municipal de Educação, Adriana Costa. Os formandos Leonardo Lobão e Tainá Valado conduziram o evento.

“É nossa primeira grande tarefa no município: entregar à sociedade maricaense profissionais de excelência que ajudem na construção de uma Maricá ainda melhor”, assegurou o diretor Mendel Aleluia. “A formatura é o momento mais importante de uma instituição de ensino, quando entregamos profissionais que ajudarão a transformar o país através de suas regiões”, reafirmou o reitor Jefferson Azevedo. “Uma verdadeira conquista para a cidade, que mostra o avanço da educação local. Só através dela conseguiremos jovens à altura de um pleno crescimento socioeconômico”, exclamou a secretária Adriana Costa.

Esse é um dos 12 campus do IFF no estado do Rio de Janeiro, que integra uma rede de ensino federal técnico com outras três autarquias: IFRJ, Colégio Pedro II e Cefet. Ao todo, são 45 unidades do tipo em território fluminense e 644 pelo Brasil, onde a mais antiga beira o centenário. “Estou nervosa, mas a sensação é ótima, de dever cumprido”, confessou a formanda Marina Soares, de 19 anos, moradora de Ponta Negra, que atuará em Edificações enquanto cursa a faculdade de Farmácia. “Pretendo seguir na área, com a melhor expectativa possível desse mercado de trabalho”, revelou o formando Rafael Santiago, de 26 anos, morador de Itaipuaçu.

Tão felizes quanto os jovens estavam, é claro, suas famílias. “Uma alegria imensa ver essa etapa de vida concluída e novos caminhos se abrindo”, contou a comerciante Rosana Muniz Fontes, 43 anos, mãe de Victor Muniz Fontes, de 19. “Foi um período difícil, com noites acordadas, e até crises de choro. Mas a determinação venceu as dificuldades”, relembrou a dona de casa Maria das Graças Gonçalves, mãe de Marina Soares Gonçalves, que assistiu à formatura ao lado do marido e da outra filha. “Todo o discurso dos oradores, falando sobre a intensidade dos estudos e a persistência da turma, foi verdade. Agora veio o alívio, pois tudo valeu a pena”, reiterou o motorista escolar Hilquias Alves de Azevedo, 54 anos, pai de Laura Meira de Azevedo, acompanhado da esposa Jussara e do outro filho, Thiago.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here