Imagem da audiencia pública sobre estacionamento rotativo em Itaipuaçu
A implantação do estacionamento rotativo foi discutida no encontro

Dando continuidade ao processo de melhoria e rotatividade das vagas de trânsito do município, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), realizou na quarta-feira (22/03), na Escola Municipal Marquês de Maricá, a 1º Audiência Pública sobre a implementação de estacionamento rotativo controlado pago em Itaipuaçu e Inoã. A reunião, que contou com a presença de moradores e comerciantes das duas localidades, apresentou para a população as especificidades do projeto a ser executado.

O novo sistema, que será administrado pelo próprio município, tem como objetivo promover a rotatividade das vagas, com a democratização do espaço público, além de aumentar a oferta e melhorar a fluidez do trânsito. Os valores arrecadados, segundo o presidente da Codemar, José Orlando Dias, serão revertidos em investimentos como acessibilidade e educação no trânsito, entre outros.

“Essa é a nossa segunda audiência pública realizada no município, a primeira foi em dezembro de 2017, no Centro”, lembrou José Orlando Dias. “Os distritos de Itaipuaçu e de Inoã são hoje grandes regiões populacionais e que possuem um expressivo fluxo de veículos. Além disso, são centros comerciais muito ativos. Essas duas regiões são as que mais crescem e se desenvolvem atualmente em Maricá, e consequentemente sofrem com uma demanda por vaga muito acentuada”, analisou José Orlando Dias. “Itaipuaçu, por exemplo, vem enfrentando atualmente, no seu centro comercial do Barroco, problemas generalizados de falta de vagas, de desordem do trânsito e urbana. Entendemos que a implantação deste novo sistema vai resolver esses problemas” explicou o presidente da Codemar.

“Esse é um projeto de lei que tem um impacto importante na vida da população, e no bolso do contribuinte maricaense, e por isso, é importante que seja debatido junto à população. O cidadão precisa conhecer para entender porque é tão importante a aplicação desse projeto”, afirmou Secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais. “Não há duvidas de que para o desenvolvimento econômico nós teremos um reflexo significativo, pois a rotatividade vai permitir que mais pessoas possam visitar o comércio”, explicou. “Esse tipo de iniciativa é fundamental para garantir que a cidade tenha a sua moeda circulando e gerando mais emprego e renda”, ressaltou o secretário.

Após a apresentação os moradores e comerciantes tiveram a oportunidade de tirar duvidas, dar sugestões e fazer perguntas. O funcionário público Caio Henrique, de 23 anos, por exemplo, questionou sobre a fiscalização em relação a motoristas que trabalham em outros municípios e que deixam os seus carros estacionados, durante todo o dia, na rodoviária de Itaipuaçu ou em seu entorno.

Ainda segundo José Orlando, todas as sugestões dadas pela população são registradas, respondidas e avaliadas. “Esse encontro é justamente para que haja uma discussão do modelo e havendo  dúvidas,  que elas sejam tiradas  e as sugestões possam ser integradas  ao modelo final. É essa a intenção dessas audiências”, frisou José Orlando, adiantando em seguida, que uma terceira audiência pública  deve acontecer  no início de abril, contemplando as regiões de Ponta Negra e Barra de Maricá, com local e data a serem divulgados. “As audiências estão sendo realizadas nas regiões que serão diretamente afetadas. A primeira foi no Cento, hoje estamos aqui em Itaipuaçu e a próxima deve acontecer no espaço Darcy Ribeiro em Cordeirinho”, finalizou.