A Escola Municipal Alcebíades Afonso Viana Filho comemorou 46 anos, no último sábado (17/03), e junto ao evento foi realizada a ação social “CRAS Itinerante”, vinculada à Secretaria de Assistência Social, na Rua Ernestina Oliveira s/nº, em Cachoeiras (próximo ao bairro de São José do Imbassaí).  A diretora geral, Karina Figueira, homenageou o patrono da escola, Alcebíades Filho, seu pai, sua filha, Arlete Viana, a primeira merendeira, Dalva, entre outros. “Esta festa não é só da escola e sim da comunidade. Por isto fizemos questão de trabalhar esta integralidade de serviços com a Assistência Social”, disse. “Hoje não será um dia completo com festa e orientações pertinentes para todos da região que realmente necessitam”, completou a diretora.

“Antigamente o acesso à escola era difícil. Nossa gestão trabalhou para dar mais conforto aos alunos, em todos os sentidos, desde o asfalto até as transformações dentro das escolas do município”, disse o vice-prefeito, Marcos Ribeiro. “Queria parabenizar a iniciativa da equipe em comemorar o aniversário da escola, pois muitas vezes essas datas passam despercebidas e a e história das redes de ensino acaba sendo esquecidas”, continuou. Além do vice-prefeito, participaram da ação o secretário de Assistência Social, Jorge Castor, e a secretária de Educação, Adriana Costa.

A ação contou com a parceria da ONG Culturando Já, que desenvolveu atividades sobre a cultura da pré-história com pinturas rupestres (figuras de representações pré-históricas). A secretaria de Cultura levou o palhaço mágico, Zé Farinha, e o Mágico ilusionista, Dragon, para animar a criançada. A emoção tomou conta do público com a Banda da E. M Maurício Antunes de Carvalho, “Corporação Musical Mestre Macuco”. Os alunos e o maestro Julio César Avelino tocaram diversas artes musicais e finalizaram com os “Parabéns”.

A ação realizou 267 atendimentos. O Cras São José orientou sobre os serviços e atividades oferecidas na unidade, assim como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV), o Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad) e o CREAS. As alunas e a professora de design de sobrancelhas das unidades Cras atenderam 25 pessoas. O profissional de acuidade visual analisou e encaminhou 32 pessoas entre adultos e crianças para o oftamologista do centro de diagnóstico de Maricá. A manicure fez 25 mãos. As agentes comunitárias e a técnica de enfermagem do PSF São José do Imbassaí atenderam 43 pessoas entre aferição de pressão e teste de glicose.

O Movimento de Mulheres de São Gonçalo apresentou o projeto “Tecendo Redes: Proteção e Defesa de Crianças e Adolescentes”, que tem como objetivo implantar ações de prevenções à violência doméstica e a exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens. E propôs diversas brincadeiras educativas para as crianças.