Imagem da festa da escola Antonio Rufino de Souza
A escola está comemorando 36 anos de fundação

A Escola Municipal Antônio Rufino de Souza Filho, na Gamboa, que atualmente atende a 141 alunos, comemorou nesta segunda-feira (20/03) 36 anos de fundação. A instituição de ensino realizou uma festa, na qual o coral recém-formado pelo projeto de musicalização se apresentou cantando a canção “Acura”, do grupo catarinense “Café”. O evento, aberto à comunidade, contou com a presença de pais e familiares de alunos; corpo docente; funcionários das secretarias de Educação, Conservação, Defesa Civil; entre outros. A cerimônia teve ainda a entrega de menção honrosa à família Rufino, presente no evento.

A secretaria de Educação, Adriana Costa, aproveitou o momento de alegria para anunciar uma expansão que será realizada na estrutura da escola. “Após visita da secretaria de Cidade Sustentável nos foi confirmada a possibilidade de crescermos a escola aproveitando o terreno que fica atrás da unidade”, contou. “Com isso teremos a possibilidade de construir uma quadra de esportes. Estamos verdadeiramente preocupados com a educação das nossas crianças e por isso, entendemos que a escola precisa ter música, dança, teatro e  esporte, ou seja, outros equipamentos que nos permitam o desenvolvimento dos nossos alunos”, explicou.

De acordo com a diretora geral, Diana Ribeiro, essa foi a primeira vez que a escola comemorou a data com festa. “Temos muitos motivos para festejar hoje”, disse a diretora. “Esse ano estamos buscando criar a identidade da escola e para isso, trouxemos para dentro do Rufino a comunidade. Queremos criar na população do bairro um espírito de pertencimento e por isso, vamos promover alguns trabalhos”, explicou.  “Entre eles nós já estamos trabalhando o nosso coral com os alunos, e em breve, vamos pensar em um mascote para a escola inspirado nos animais que vivem no nosso entorno”, completou. “Também queremos comemorar a reconstrução de parte da nossa escola, que sofreu danos devido ao temporal de janeiro e que graças ao trabalho em equipe ficou pronta a tempo não atrasando o início do ano letivo”, frisou Diana.

Para o professor Sergio Aranda, responsável pelo projeto de musicalização nas 56 escolas municipais de Maricá, a apresentação do coral é o primeiro teste de público dos alunos. “Eles ensaiaram pouco, devido ao tempo, mas estão muito felizes de participarem e de estarem recebendo aulas de música”, contou Sergio. “O coral ajuda a essas crianças em muitos aspectos como o trabalho em grupo, trabalha a timidez e, além disso, o coral tem o poder de trazer um resgate social tão importante para os dias de hoje”, garantiu o professor.

O aluno do quinto ano, Matheus Cristiano, de 10 anos, contou que já tocava alguns instrumentos, mas que as aulas de música e a participação no coral o estão motivando ainda mais nos estudos. “Eu já toco bateria e guitarra, mas hoje vou tocar um instrumento feito de bambu e também vou cantar”, contou o estudante enquanto fazia seu ultimo ensaio. Ellen Ribeiro, de 10 anos, aluna do quinto ano, também afirmou gostar muito das aulas de música. “Sempre gostei de cantar funk e agora estou tendo a oportunidade de aprender outros tipos de musica”, contou a pequena Ellen.

Daniele de Souza, de 37 anos, mãe do pequeno Gustavo de Souza, de cinco anos, aluno do primeiro ano, elogiou a festa e o projeto de musicalização realizado na escola. “Gostei muito de tudo. Esse é o terceiro ano que meu filho estuda aqui e eu já vim a outros eventos e posso dizer que está tudo lindo. Esse projeto de música na escola, responsável pela a apresentação do coral, está de parabéns”, elogiou Daniele.

DCIM112GOPROGOPR3785.JPG