Imagem da Unidade Móvel de Saúde
A nova unidade móvel vai atuar com a realização de exames em vários bairros

O Prefeito Fabiano Horta aprovou o processo de contratação da unidade móvel de Saúde para levar atendimento a toda a cidade. O anúncio foi feito neste sábado (17/03), durante a 4ª edição do Governo Itinerante, ação desenvolvida pela Secretaria Geral de Governo, que levou toda a estrutura da Prefeitura de Maricá para perto dos moradores de São José do Imbassaí. O evento aconteceu na passarela do km 21, da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e contou com a participação das 26 secretarias do governo municipal.

No interior do caminhão, que foi doado para a Prefeitura, por meio de uma parceria público-privada, pela empresa Alporges para realizar os atendimentos no Governo Itinerante, profissionais da área de saúde efetuaram 60 exames de mamografias, 30 ultrassonografias – com laudo saindo na hora – além de Raio-X e de 30 densitometrias óssea.

A Secretária de Saúde, Simone Costa, disse que com a inicialização desse processo a prefeitura vai dar mais agilidade às demandas da pasta. “Já vimos a qualidade da execução desses exames, da logística de rapidez desses resultados. Queremos programar para fazer isso em toda a região do município, ações separadas por áreas específicas, para que a gente possa dar qualidade de atendimento até para o médico ter o resultado do exame que foi solicitado”, afirmou.

O representante da empresa, Eduardo Silva explicou que o caminhão é equipado com ar-condicionado, acesso para cadeirantes, além de oferecer toda estrutura com capacidade para realizar cerca de 300 exames. Para ele, a utilização desta unidade facilita a locomoção dos pacientes. “Ela [a unidade] pode ir a qualquer bairro, distrito e até mesmo ir à porta do paciente. Essa é a intenção. Além de diminuir a fila de espera, vai facilitar a locomoção”, afirmou.

A dona de Casa, Kátia de Marins, de 51 anos, que acompanhava sua mãe de 79 anos para a realização do exame de densitometria óssea, parabenizou a instalação da unidade móvel no Governo Itineirante. “Achei ótima essa iniciativa. Adianta os exames que já estão agendados”, contou.Aguardando na fila também para fazer o exame de densitometria óssea, a dona de casa Raimunda Alves elogiou a ação da Prefeitura. “Estou gostando muito. Fui muito bem atendida e o pessoal é bem atencioso”, disse.

De acordo com Secretaria de Saúde, 59 pessoas foram atendidas por meio do Programa Planejamento Família; 05 atendimentos e orientações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); 06 acolhimentos à família e 04 atendimentos de articulação com a rede. Já por meio do Programa de Saúde de Atenção ao Idoso (PASI), a Secretaria de Saúde atendeu 14 pessoas com acolhimento, informações e cadastramento no Programa.