Imagem da horta em casa
Projeto já está em andamento

Presente na 4ª edição do projeto Governo Itinerante, que aconteceu no último sábado (17/03) em São José do Imbassaí, a secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca aproveitou a ocasião para apresentar os projetos ‘Peixe na Mesa’ e ‘Horta em Casa’ para a população. A iniciativa consiste na distribuição de kits para que a população carente – em especial os beneficiários do Cartão Mumbuca – possa produzir alimentos em casa.

De acordo com o secretário Julio Carolino, o pontapé inicial será dado em breve. “Vamos selecionar mil famílias para receber canaletas e tanques que serão utilizados para produção semi-hidropônica de alface e piscicultura”, afirmou.

Segundo Julio, o sistema utilizado no projeto Horta em Casa gera uma economia de água que pode chegar até 70% em relação a uma horta convencional. “O dispositivo conta com um temporizador que libera a água sempre que necessário em um esquema de gotejamento. Além disso, a água fica circulando, porque é integrada ao tanque do projeto Peixe na Mesa”, explicou.

Como funciona, a água do tanque de 1000 litros – que tem capacidade para até 55 peixes de 700 gramas – abastece calha com alface. Desta forma, o dejeto deixado pelos peixes na água serve como adubo para o alface.

A auxiliar de serviços gerais Francisca Elza Brandão de Lucena, de 58 anos, elogiou as ações da secretaria e aproveitou para levar para casa a horta no coco. “Estão de parabéns. Achei tudo muito bacana e estou levando um coco para ver como funciona este tipo de horta”, disse Francisca.

Além da apresentação do projeto, o estande da secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca também ofereceu mudas frutíferas, hortaliças, carne de jaca, bolos e chás feitos com insumos originários de projetos realizados pela pasta.

Imagem do projeto Peixe à mesa
Tanques para criação doméstica de peixes

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here