Imagem de ação do Procon Maricá
Na ação foram distribuídas cartilhas para os consumidores

Mais dois eventos em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor acontecerão nos próximos dias. No dia 22 de março, o Procon Maricá, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realiza, às 16h, palestras sobre Direito do Consumidor na Câmara Municipal. A tenda para atendimentos e entrega de cartilhas e panfletos será montada novamente no dia 28/03, na Praça Orlando de Barros Pimental, no Centro, das 9h às 16h.

No último dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, o Procon Maricá montou uma tenda na Praça Orlando de Barros Pimentel e, além da entrega de cartilhas e panfletos do programa Procon Educa, sobre os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor, atendimentos também foram realizados. Segundo o órgão, foram 200 atendimentos realizados na tenda.

Para Angélica Spíndola, coordenadora do Procon Maricá, a ação serviu para aproximar ainda mais o cidadão com o órgão. “Queremos estar mais perto do consumidor para ouvir as suas demandas no dia-a-dia do nosso município, cobrando produtos e serviços de melhor qualidade”, disse.

Para Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, as ações do Procon Maricá também serviram para orientar os comerciantes locais. “Fortalecer as relações do consumo na cidade é fortalecer as relações de desenvolvimento econômico”, afirmou.

O contabilista aposentado Antônio da Serge, de Inoã, esteve na tenda para reclamar de cobranças indevidas. Ele se queixa que a concessionária de telefonia cobra uma taxa de ligação há um ano. “Soube que a tenda da prefeitura estava aqui e vim tentar resolver. Quero a devolução dos valores. É cobrança indevida e eu quero meus direitos”, cobrou o aposentado.

A merendeira Maria Madalena Freitas, moradora de Guaratiba, abriu reclamação porque sua caixa medidora de energia está pendurada, causando risco para quem passa pelo local. “A caixa está assim desde janeiro e a Enel não toma providência. Já comuniquei várias vezes e eles não vão consertar. Tem o risco de alguma pessoa passar e acabar sendo eletrocutada”, reclamou.

O Procon é um órgão de defesa do consumidor que tem como função garantir que os direitos sejam respeitados pelos fornecedores de produtos e serviços, promovendo o bem comum, e é ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo. O órgão funciona na sede da Prefeitura de Maricá, localizado na Rua Álvares de Castro, 346 – Centro. O funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h.