A obra foi iniciada em Itaipuaçu

A Prefeitura deu início nesta terça-feira (20/03), à construção da primeira passarela sobre o canal da Costa, em Itaipuaçu, na altura da Rua Darcy Roque da Silveira, antiga Rua 89, no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. A edificação faz parte de uma série de obras de construção de travessias anunciada pelo prefeito Fabiano Horta em visita à localidade e está devidamente licenciada (autorização 13/2018). Segundo ele, a previsão é de que mais quatro sejam construídas na região.

“Essa construção das travessias para pedestres no canal de Itaipuaçu é fundamental para a população que mora no entorno. Sabemos que existem dezenas de pontes muito improvisadas, feitas ao longo dos anos que estão em estado muito perigoso, colocando em risco a população. Fizemos um processo onde vamos estruturar essas pontes de concreto. Elas vão funcionar, acima de tudo, para poder fazer o cotidiano da vida das pessoas ser muito pouco afetado”, disse o prefeito.

Jorge Heleno, engenheiro responsável pela obra, explicou que a passarela terá 22,5m de comprimento e 2m de largura. Será construído também um corrimão para proteção lateral. Segundo o engenheiro, serão instaladas oito galerias com quatro metros de largura e dois de altura, além de rachão (pedras) – cujo processo de colocação já foi iniciado no canal. “As pedras são para garantir a estabilidade das galerias, visto que o fundo do canal não é adequado para receber a carga de peso delas”, concluiu.

Morador de Itaipuaçu há 22 anos, Gilvan Barbosa elogiou a ida do prefeito ao local para ver de perto o problema dos moradores. “Nós estamos aqui numa luta para colocar uma ponte. Porém, com o apoio da prefeitura, vamos conseguir uma passarela para que os moradores possam ir à igreja que fica do outro lado. A vinda do prefeito foi muito importante porque ele disse que vai se empenhar em fazer essa passarela aqui”, ressaltou.

Também moradora da localidade, Kátia Maria Ângelo Lima, relatou que há quase dois anos, sua mãe de 87, não vai à igreja que fica do outro lado do canal por medo de cair na passarela improvisada pelos próprios moradores. ”Ela já é uma pessoa idosa e não tem condições de atravessar essa ponte. Como ela vai passar ali?”, indagou a professora aposentada. Ainda de acordo com Kátia, os moradores precisam andar por seis ruas até chegar à Rua 83, onde está situada a ponte mais próxima para realizar a travessia.