Imagem do projeto Urbanista por um dia
Alunos apresentaram o projeto de uma praça radical em São José

Alunos do 6º ano do ensino fundamental do colégio Caic Elomir Silva, em São José do Imbassaí, apresentaram uma praça radical em forma de maquete. A exibição do projeto, que contempla uma tirolesa, pistas de bicicross e de skate, se deu neste sábado (17/03) na 4ª edição do Governo Itinerante, que aconteceu na passarela do km 21, da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e teve a participação das 26 secretarias.

A maquete faz parte do projeto “Urbanista por um Dia”, da Secretaria de Urbanismo. Os alunos com idades entre 11 e 13 anos visitaram a área pública de um terreno baldio próximo à escola e tiveram a oportunidade de opinarem a respeito da intervenção para o local com sugestões do que gostariam que fosse construído.

A coordenadora do projeto, Ana Cláudia Garcia, contou que foram realizadas três visitas para estudar detalhadamente o local. Após a ida ao terreno, várias ideias foram sugeridas pelos próprios alunos, e em uma semana elaboraram a maquete. “As ideias fluíram e aqui está o resultado final do que a gente trabalhou com eles. Fizemos uma caminhada entorno da escola onde eles percebem o que ainda falta. Os alunos tiveram a percepção de que a cidade pertence a eles. Então, a preocupação não só de ter uma praça, de ter um equipamento público, mas também de cuidar desse equipamento”, disse, contente com o resultado final.

Ana Cláudia Garcia informou que nas duas edições anteriores do “Urbanista por Um dia”, duas praças elaboradas pelos jovens já estão sendo construídas pela Secretaria de Obras. A primeira, planejada por alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Bosque Fundo e a outra, pelos discentes da Escola Municipal Mata Atlântica, em Itaipuaçu.

“Eles já estão ansiosos para entregarem esse projeto nas mãos do prefeito. É uma solicitação deles. É uma oportunidade que estamos dando de esses jovens terem voz a respeito daquilo que desejam e para onde eles moram, porque a maioria das crianças mora perto da escola. Isso tem sido uma realidade”, completou.

À frente da diretoria da escola há 5 anos, Gláucia Cartaxo acompanhou de perto a execução do projeto e parabenizou a Secretaria de Urbanismo pela iniciativa. “Esse projeto é fantástico. A Secretaria de Urbanismo está de parabéns por ter incentivado, por ter mostrado e o resultado está aí: uma maquete sensacional e uma coisa extremamente viável que eu tenho certeza da sensibilidade do nosso Prefeito em trazer o que é melhor para todo o povo de Maricá”, concluiu. Materiais recicláveis foram utilizados para a montagem da maquete.