Imagem da reunião sobre Espraiado de Portas Abertas
Reunião alinhou sugestões para a organização do evento
A segunda edição de 2018 do Espraiado de Portas Abertas vem aí. Marcado para o dia 8 de abril, das 9h às 17h, o evento realizado a cada dois meses entre a Prefeitura e os moradores do bairro terá como tema a Páscoa, e galinha à moda da roça como prato principal – oferecidos por restaurantes, bares, ranchos e também residências que são transformadas em estabelecimentos comerciais por um dia. Participantes do evento se reuniram na última quinta-feira à noite com representantes das secretarias municipais de Turismo, Segurança e Conservação para acertar detalhes da edição de abril. Vagas pré-definidas para estacionamento, segurança na área da cachoeira e convênio com o Sebrae para capacitação dos envolvidos com vistas em um atendimento mais eficaz foram algumas das propostas discutidas.
“É preciso explorar a vocação turística do Espraiado, que inclui trilhas em vegetação nativa, plantações diversas incluindo guandu, cachoeira, farta comida caseira e a hospitalidade dos habitantes. Intensificaremos a divulgação para que os maricaenses prestigiem tanto quanto o público externo”, ressalta Welton Campelo, subsecretário de Turismo, presente na reunião. “A transversalidade da produção, onde outras secretarias municipais nos apoiam e ajudam, fará a diferença na organização e no sucesso do evento”, acredita o presidente da Associação de Moradores, Alessandro Souza.
O Espraiado de Portas Abertas acontece desde 2008, por iniciativa dos moradores locais, e há cerca de oito anos ganhou a parceria da Prefeitura. As atrações incluem gastronomia, artesanato, shows e outras atividades, como o aeromodelismo (com exposição, instruções e demonstrações), além de estandes com informações turísticas sobre Maricá. A primeira edição ano aconteceu em fevereiro, com o Festival do Aipim no Carnaval Rural.
Imagem da reunião sobre Espraiado de Portas Abertas
Objetivo do encontro foi o de colher sugestões para melhorar o evento