Imagem da palestra de Lucia Veloso
Lucia Veloso falou às diretoras de unidade sobre a importância da educação integral

Educação Integral foi o tema escolhido para o debate com diretores e coordenadores da rede municipal de ensino de Maricá nesta sexta-feira (16/03). Organizado pela Secretaria de Educação, o encontro aconteceu no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, com palestra de Lúcia Veloso, doutora em educação pela UFRJ e docente de mestrado da Faculdade Formação de Professores da Uerj. Ela é idealizadora, ao lado do antropólogo Darcy Ribeiro, do projeto Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no governo Leonel de Moura Brizola, lançado na década de 80.

A doutora apresentou um slide traçando uma contextualização história sobre o processo de educação integral. Nesta apresentação, ela exibiu quais seriam as condições ideais para a implantação da educação em tempo integral: espaço, infraestrutura, recursos materiais, diversidade, recursos humanos, diferentes linguagens, atividades, tempo integral para alunos e professores. Ela acredita que usar os equipamentos culturais da cidade pode fortalecer o processo educativo. Ao final da palestra, a professora agradeceu pela oportunidade de poder compartilhar suas experiências com os diretores ali presentes. “Às vezes eu me sinto responsável pelo conhecimento que tenho. Então, partilhar essa sabedoria, poder dar dicas e ouvir as perguntas, para mim é muito gratificante. Eu estudo isso tudo para que o conhecimento adquirido se expanda, para que outras pessoas comprem a ideia. Eu não venho fazer uma palestra acadêmica, eu venho fazer uma palestra de convencimento”, concluiu.

Membro da coordenação de programas e projetos intersetoriais da Secretaria de Educação, Sônia Maria de Andrade Freire, afirma que a troca de experiências com a doutora em educação é fundamental para a ampliação de conhecimentos dos diretores de nossas escolas no assunto educação integral. “A Secretaria de Educação investe na formação e debate sobre educação integral de forma que possamos garantir ainda mais a ampliação do conhecimento sobre o assunto, e assim contribuir para o avanço da rede pública municipal”, disse.

Diretora há 17 anos da escola CEIM, no Recanto da Amizade, Ivonete Santos de Carvalho aponta o sucesso do projeto das salas temáticas, existente há sete anos. Neste projeto, além das aulas tradicionais, são oferecidas oficinas de arte, música e contação de histórias que são aplicadas pelos próprios professores da unidade. “Por mais que estejamos há 17 anos à frente de uma escola, a gente está sempre aprendendo muito, e a cada ano inovamos as nossas atividades. A escola não pode ser estática. A gente vai criando sempre um dinamismo para que as crianças gostem de estar na escola”, explicou.

Joelma Rangel Quintanilha, diretora da Escola Municipal Guaratiba, acredita que a palestra é uma forma de se aprofundar sobre o assunto. “É sempre bom pra gente trocar informações, aprender e falar de nossos anseios. Isso nos fortalece”, afirmou.

Imagem da palestra de Lucia Veloso
Lucia Veloso citou o projeto dos CIEPs