Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara entra na fase final de construção - Foto: Marcos Fabricio

O novo hospital municipal Dr. Ernesto Che Guevara está na fase final de acabamentos em sua estrutura, mas para entrar em operação a unidade está passando pela fase obrigatória de adequação de todos os sistemas e modelos de atendimento junto ao Ministério da Saúde. O processo vai conferir a certificação necessária para que os atendimentos ocorram dentro da regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS), o que tornará a unidade sustentável.

A secretária de Saúde do município, Simone da Costa, explicou a necessidade deste processo. “É ele quem vai certificar serviços que estarão disponíveis no hospital, como a unidade coronariana, trauma e serviços de imagem”, esclarece a secretária, ao lado do coordenador de Planejamento e Logística da Secretaria de Saúde, Carlos Augusto Anacleto.

Além disso, Simone reiterou que o Hospital Municipal Conde Modesto Leal será preparado para se tornar um hospital-maternidade, que incluirá uma UTI Neonatal. “Esta nova diretriz que estamos implantando terá duas palavras-chave: segurança e resolutividade. A primeira para o paciente ter a certeza de que vai encontrar o atendimento de que precisa, e a outra para oferecer a quem nos procura a solução de seu caso no menor tempo possível. Assim vamos nortear nosso trabalho”, reforçou Simone.

Carlos Augusto explica a necessidade da certificação. “Este é um processo um tanto demorado, que leva uns dois anos e só no final nos permitirá a captação de verbas do SUS. Enquanto isso, a unidade vai funcionar por nossa conta e absorver a demanda da região, para a qual está sendo preparada”, garantiu.

A atividade da área de Saúde também é dedicada à finalização de obras que ampliarão a rede de atendimento. Serão erguidas ainda as chamadas Academias da Saúde e haverá reformas em postos, como já ocorre em Bambuí. Para isso, a Secretaria de Saúde criou um grupo responsável pelo levantamento arquitetônico e orçamentário das pendências e das reformas necessárias. O grupo avalia o andamento dos processos para elaborar um plano de ação e definir um cronograma de entrega dos espaços, que incluem o novo centro de diagnóstico na Rua Ari Spindola, entre o Centro e o Flamengo.

De acordo com Simone da Costa, no local vão funcionar serviços que atualmente são disponibilizados no Hospital Conde Modesto Leal e exames de imagem como ultrassonografia e ecodoppler. As Unidades Básicas de Saúde a serem avaliadas são as do Centro, Flamengo, Marquês, Itaocaia, São Bento da Lagoa, Mumbuca, Araçatiba e Saco das Flores. Um plano de ação deverá estar pronto até o fim deste mês.