Diego Zeidan apresentou os projetos de economia solidária em Maricá no Fórum Mundial Social - Foto: Divulgação

Representando a Prefeitura de Maricá, o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, participou nesta quarta-feira (14/03), de uma das mesas do Fórum Social Mundial, que acontece em Salvador (BA) de 13 a 17 de março. Também estavam na mesa o presidente da Rede de Bancos Comunitários do Brasil, Joaquim Mello, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT-RJ), que preside a frente parlamentar de Economia Solidária, além de um representante da COOP57, uma rede de bancos cooperativos da Espanha. Com temática “Bancos Comunitários e a Resistência das Redes”, o secretário apresentou os projetos implantados no município com foco na igualdade social através da distribuição de renda e falou sobre os planos da Prefeitura para o Banco Comunitário Mumbuca.

Diego Zeidan falou de como a cidade se desenvolveu nos últimos anos. “Nosso município hoje é um dos que mais recebem royalties. O governo tem a preocupação de reinvestir o bônus da cadeia do petróleo em benefícios para a população, como os Ônibus Gratuitos, a Moeda Social e os programas de transferência de renda”, disse.

A plateia, formada por representantes de diversos bancos comunitários, bancos cooperativos e movimentos sociais, se interessou pelo pioneirismo de Maricá em relação à Moedas Sociais Digitais. O secretário falou do Cartão Mumbuca e de sua aplicabilidade no comércio local. “Em 2013, quando se estava pensando em criar uma Moeda Social na cidade para operar os programas de transferência de renda, foi escolhida a opção por criar uma moeda digital, por ser mais segura e mais dinâmica. Hoje, estamos adotando o sistema e-dinheiro, que é um sistema criado pela rede de bancos comunitários brasileira e que irá dinamizar e expandir a moeda social”, acrescentou.

A moeda social digital, ressaltou Diego, faz a economia local girar no próprio município e não se perde em outras cidades. “Mensalmente, pagamos 110 reais para 16 mil famílias do município. Aplicamos diretamente no comércio local 2 milhões de Mumbucas que equivale ao mesmo valor em reais. Esta quantia movimenta a economia da cidade, gera emprego e possibilita melhor qualidade de vida para os beneficiários. Também iremos começar, a partir desse ano, a pagar 300 reais mensais à todos os indígenas do município, como uma forma de compensação pelos danos históricos e culturais causados pelos nossos antepassados aos povos indígenas”, destacou. O impacto na economia da cidade gira em torno de R$ 3 milhões mensais.

O secretário apresentou o novo programa da Prefeitura, o Mumbuca Futuro. “Iremos dar aulas de economia solidária, autogestão e cooperativismo nas escolas, além de pagar 50 Mumbucas mensais de ajuda de custo para os estudos e serão depositados em um fundo solidário, R$ 1.200, caso o aluno seja aprovado no ano letivo, que serão acumulados e poderão ser sacados pelo aluno ao completar o ensino médio para ele montar um empreendimento solidário”, explica.

Durante a mesa também foi exposta a necessidade de se criar um sistema financeiro solidário e democrático como uma alternativa ao sistema financeiro tradicional, dominado pelo capital estrangeiro. Foi acordado o início de um diálogo entre as redes brasileiras de bancos comunitários, de bancos cooperativos e de fundos solidários, com uma reunião prevista pra acontecer em Maricá ainda esse ano.

Forum Social Mundial

O Fórum Social Mundial é um encontro de entidades e movimentos sociais de esquerda do mundo todo que acontece periodicamente. As primeiras edições ocorreram no Brasil em 2001 e 2002. As edições seguintes se espalharam pelo mundo, retornando ao Brasil de tempos em tempos. Durante o Fórum acontecem palestras e debates de diversos temas, além de atividades culturais e feiras. Esse ano o Fórum ocorre em Salvador entre 13 e 17 de março e terá a participação de ex chefes de estado de diversos países, dentre eles os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, e o ex-presidente do Uruguai José Mujica.