Mulheres assistiram ao filme "As sufragistas" no CEU - Foto: Divulgação

As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, equipamentos vinculados à Secretaria de Assistência Social, promoveram na última sexta-feira (09/08) uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres (comemorado no dia 8 de março), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Mumbuca. O evento foi direcionado às mulheres acompanhadas pelos equipamentos, além das convidadas do CRAS Centro, para que todas pudessem refletir sobre a importância de não só comemorarem a data, mas de entender, também, que é um dia para lembrarem as diversas lutas pelos direitos que foram conquistados.

O encontro foi iniciado com o filme “As sufragistas”, que aborda a luta pelo direito ao voto feminino, as humilhações diárias a que eram submetidas e às contradições em que uma sociedade patriarcal está mergulhada. Segundo a subsecretária da pasta, Laura Costa, as mulheres continuam sofrendo por esta sociedade patriarcal, mas nunca desistiram de lutar pela igualdade, equidade e pela legitimidade da liberdade. “São anos de lutas. Mulheres viram chacotas, são presas e até mortas por lutarem pelos seus direitos. Direitos esses que ainda persistem, como por exemplo, na Arábia Saudita, onde elas só conquistaram o direito ao voto em 2015″, declarou.

Após o filme, a nutricionista do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ingrid Carneiro de Souza, orientou as usuárias sobre as diferenças do climatério, da menopausa, além de indicar alimentos benéficos para aliviar os sintomas desta fase da vida da mulher como a linhaça, soja, lentilha, frutas, chás de folha de amora, entre outros. No final, foi oferecido um lanche para confraternizar este dia de conscientização para todas as mulheres.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here