Equipe do Arquivo Municipal conheceu como é feito o arquivamento dos documentos históricos - Foto: Divulgação

Os funcionários do Arquivo Municipal, setor vinculado à Secretaria de Administração de Maricá, realizaram no dia 07/03 uma visita técnica ao Arquivo Nacional, buscando aprimorar os conhecimentos na área. Recepcionado pela equipe de Educação em arquivos, o grupo assistiu um filme institucional e acompanhou o trabalho de descrição e reformatação da documentação de registros civil, como os procedimentos de movimentação do acervo. Entre os setores visitados, estavam a coordenação de documentos audiovisuais e cartográficos e a sala de consultas.

Coordenadora do Arquivo Municipal de Maricá, Elizabeth dos Santos explicou a importância da visita ao local. “Nós havíamos ido ao Arquivo do Estado do Rio de Janeiro, mas dessa vez também foi muito importante conhecer o procedimento do Arquivo Nacional por ele ser mais abrangente, pois ele tem a guarda de documentos históricos e do Executivo Federal. Já o Estadual tem a guarda de parte do arquivo municipal e do Executivo Estadual. Como o nosso arquivo é municipal também queremos que ele chegue a esse ponto de ter a guarda histórica”, esclareceu Elizabeth. “O ganho de conhecimento foi muito bom”, acrescentou.

Arquivista de Maricá, Leticia Braga ressaltou que a equipe pode conhecer a rotina do local que serve como referência para o trabalho desenvolvido na cidade. “No nosso setor tem pessoas que nunca trabalharam com arquivo. Para eles, é muito importante ver esse trabalho, porque o arquivo é peça fundamental para a gestão por tratar de documentos essenciais de servidores e processos para a tomada de decisões. Alguns precisam ficar guardados permanentemente, já que nem todos os documentos digitalizados têm valor legal. Outros apenas por um tempo de acordo com a lei por causa de seu valor legal, por exemplo, até mesmo por causa de espaço”, esclareceu.

Beth completou: “Além disso, a equipe passa a ter outro olhar sobre o nosso trabalho porque aprendemos lá que o arquivo é algo muito fino e delicado, um acervo que precisa ficar permanentemente numa sala com ar condicionado. E no nosso dia a dia, às vezes não temos essa compreensão. Quando um contribuinte solicita um documento, você não pode simplesmente entrega-lo, tem que dar um prazo, para que ele passe primeiro pela higienização e seja preparado para ser entregue à pessoa. Conversamos com pessoas com experiência de 30 anos e muita história para contar. Então, esse conhecimento das técnicas dos equipamentos, detalhes e o envolvimento das pessoas é muito importante”, concluiu satisfeita.