Feira acontecerá no Centro aos domingos, mas ideia é levar também para Itaipuaçu, Inoã e Ponta Negra - Foto: Jorge André

O grupo de trabalho (GT), formado por artesãos e produtores rurais e urbanos, que tem se reunido periodicamente para a organização da Feira Pública Municipal, fez mais um encontro nesta quarta-feira (08/03) no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro. Algumas ações foram colocadas em discussão como a periodicidade da feira e em quais bairros atuariam.

Neste segundo encontro ficou definido que a principio a Feira Pública Municipal acontecerá na Praça Orlando de Barros Pimentel todos os domingos. Levantou-se ainda a possibilidade de o projeto acontecer em Itaipuaçu provavelmente em uma sexta-feira ou sábado. Uma das sugestões apresentadas foi o fomento à feira que acontece atrás da Rodoviária, no Centro, às quintas-feiras.

O Grupo de Trabalho estuda ainda a implementação do projeto nos bairros de Ponta Negra e Inoã. No primeiro, a feira ficaria localizada na Praça Nossa Senhora das Graças ou em uma das ruas às margens do canal. Em Inoã, o espaço dedicado a comercialização de produtos artesanais aconteceria próximo à UPA, na Rodovia Amaral Peixoto.

Foram abordadas ainda questões como setorizar a feira onde hortifruti, peixes e carnes, artesanatos, gastronomia, revenda e recreação teriam cores diferentes e horários e públicos distintos. Foi sugerido ainda fazer visitas para trocas e experiências, ver como acontece a dinâmica de outras feiras em cidades vizinhas como Niterói e Rio de Janeiro.

O secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, destacou a importância da feira e a participação de todos em um processo democrático de construção de um movimento para a manutenção de uma cultura que está se perdendo. “As feiras são espaços de trocas de culturas e saberes. O que estamos fazendo aqui é trabalhando para manter viva uma das tradições mais antigas do mundo”, afirmou.

O secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, João Carlos (Birigu), que também faz parte do Grupo de Trabalho, destacou a importância da ação intersetorial desenvolvida em parceria com as secretarias de Turismo, Economia Solidária e Cultura no desenvolvimento do projeto. “Fico satisfeito em ver este trabalho sendo modelado em diversas mãos. Ver o envolvimento de todos, não só do governo mas também de vocês produtores mostra que esta feira tem tudo para dar certo”, pontuou.

A próxima reunião de trabalho acontece no dia 22/03 também no CEM Joana Benedicta Rangel. A previsão do Grupo de Trabalho é que a Feira Publica Municipal seja inaugurada no dia 03/06.