Foram iniciadas as oficinas SEI COMPRAR e SEI VENDER, na sede da Codemar - Foto: Adriana Reis

Começaram nesta quarta-feira (07/03) as oficinas SEI COMPRAR e SEI VENDER. As aulas foram ministradas na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) – no aeródromo municipal, em Araçatiba. O curso gratuito é uma parceria da Prefeitura com o Sebrae.

Artesã desde 2006 e proprietária de uma loja localizada no Mercado das Artes, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, a microempreendedora Virgínia Serqueira de Souza, que trabalha fazendo mosaicos decorativos com jornal, procurou a oficina SEI VENDER para desenvolver técnicas de venda.

“A minha lojinha está lá, só dei uma diminuída na produção porque as encomendas caíram. Por isso, vim procurar o que tem de novidade para poder vender. De repente, não estou fazendo da forma correta. Eu confesso que eu sei produzir, mas para vender sou uma negação”, assumiu.

Proprietário do restaurante Casa do Nordestino, Elves da Silva Petrucci buscou as oficinas no intuito de ampliar o conhecimento como empresário no ramo da gastronomia, já que há aproximadamente um ano foi aluno do curso EMPRETEC, oferecido pelo Sebrae em Niterói.

“Eu atrasei a inauguração do restaurante para poder concluir o curso do EMPRETEC. Adiei para poder estar mais capacitado e mais preparado para iniciar uma nova jornada. Vim procurar uma atualização, um networking com o pessoal que está aqui e divulgar o meu espaço”, disse.

O empresário contou ainda sobre a importância da iniciativa da Prefeitura de Maricá em realizar as oficinas para os microempresários da cidade. “Foi espetacular essa iniciativa da Prefeitura. A gente tem que realmente estar preparado para atender a essa demanda que está para vir para a região”, avaliou.

Com o dom de criar vestimentas das bonecas quando criança e de ajeitar as costuras das roupas que comprava nas lojas, a ex-corretora de imóveis, Hayume Rego Resende resolveu investir em um atelier de artesanato. Inaugurada em setembro do ano passado, a loja física, localizada no Caju, é especializada em fazer bordados personalizados em camisas, enfeites para aniversários, entre outros utensílios. Como houve uma procura significativa por clientes desde que inaugurou a sua loja, ela optou por realizar todos os cursos disponíveis para melhor atendê-los.

“Estamos crescendo, e conforme a gente cresce, tudo aumenta. Os gastos aumentam e a administração vai ficando um pouco de lado. Quero adquirir conhecimento para não deixar o meu atelier afundar. Então, eu vim querendo mesmo essa ajuda na área administrativa. Eu tenho essa dificuldade”, completou.

Há oito anos prestando serviços para o Sebrae, o consultor e empresário Victor Amorim é o professor das nove oficinas realizadas na Codemar. No primeiro dia de aula, ele ressaltou o empenho dos alunos em se capacitar para alavancar o rendimento de suas empresas.

“Fiquei muito satisfeito em ver o nível dos empresários que participam com muita vontade e estão empenhados em melhorar. São empresários que não estão mais na informalidade e já buscam soluções de qualidade para a fidelização dos clientes, criação de diferencial competitivo e criação de referência no mercado de Maricá”, afirmou o professor.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais, a procura dos microempreendedores para a realização das oficinas mostra a preocupação na capacitação, tendo em vista o contínuo crescimento da cidade. “Eles estão cientes que têm que se preparar para aproveitar as oportunidades”, ressaltou.

As aulas têm duração de 4h com atividades práticas, abordando temáticas de planejamento, compras, vendas e controles financeiros e acontecem todas as 4ª feiras na sede da Codemar em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 18h.