Alunos do curso de Auxiliar de Padaria e Confeitaria receberam os certificados na terça-feira - Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entregou nesta terça-feira (06/03), em cerimônia realizada no Cineteatro Henfil, no Centro, certificados para 27 alunos do curso de Auxiliar de Padaria e Confeitaria do polo de Inoã. Oferecida gratuitamente para a população e com duração de três meses e meio a iniciativa é mais uma das diversas capacitações disponibilizadas pela instituição e contratada pela Prefeitura para a realização de programas de qualificação profissional no município.

De acordo com a subsecretária de Trabalho, Arilda Rocha, esse é um dos cursos mais procurados.“Esse curso tem uma grande procura junto a população e é realizado em uma carreta de última geração que já vem do Senai toda equipada com tudo que os alunos precisam.  Eles aprendem a fazer pães, sonhos, bolos, brownie, salgadinhos, pizza, ou seja, tudo o que padarias e confeitarias comercializam eles aprenderam a fazer”, explica Arilda. “Essa é a terceira turma do curso de Auxiliar de Padaria e Confeitaria e esse é um dos cursos que vão continuar na grade oferecida aqui no município, inclusive, uma nova turma já deve iniciar agora em 19 de março”, afirmou. “Recentemente a Prefeitura fechou um novo contrato com o Senai, no qual o convênio foi renovado por mais dois anos e, além desse curso, teremos também o de Pizzaiolo e o de Doces Finos, ambos, com data a ser divulgada”, adiantou Arilda.

O evento, que teve início às 18h, contou ainda com a presença da primeira-dama de Maricá, Rosana Horta, que parabenizou os novos profissionais e os incentivou a continuar buscando novos cursos do programa municipal de qualificação profissional.

“Essa turma foi excelente. Todos muito responsáveis, sempre pontuais e concluíram o curso de Auxiliar de Padaria e Confeitaria de forma excepcional. O curso tem 30% de teoria e 70% de muita prática”, explicou o professor Gevenaldo Soares de Oliveira, responsável por ministrar as aulas das duas turmas de Auxiliar de Padaria e Confeitaria do polo de Inoã. “Todas as regras para quem trabalha com alimentos foram apreendidas e seguidas. Além da aparência e do sabor, a produção dos produtos durante o curso seguiu cada exigência de higiene necessária. São todos produtos vendáveis, então é fundamental que sejam feitos com qualidade”, ressaltou o professor.

Para a dona de casa Joseane da Silva, de 47 anos, moradora de Itaipuaçu, foi a realização de um sonho concluir o curso de Auxiliar de Padaria e Confeitaria. “Do inicio ao fim o curso foi maravilhoso. Eu sempre gostei de padaria, mas nunca pude fazer um curso por não ter dinheiro para pagar. Era um sonho, pois eu tenho muita admiração pelo pão pronto e agora com o conhecimento adquirido eu mesma vou poder fazer o meu pão e se tiver a oportunidade gostaria muito de poder trabalhar na área”, desejou Joseane.

Stefany Bignon, de 18 anos, moradora de Inoã, contou que sempre ajudou a mãe nas encomendas de salgados e que agora passará a utilizar o seu conhecimento para buscar um emprego formal na área de alimentos. “Já entreguei alguns currículos e estou na expectativa de começar a trabalhar em estabelecimentos produzindo as receitas que eu aprendi aqui no curso. E quem sabe no futuro até mesmo montar um estabelecimento próprio. Aprendi muita coisa legal que inclusive algumas novidades que eu não vejo na padaria do meu bairro”, observou Stefany.

Ricardo Pereira, gerente de operações do Senai de Niterói e Região dos Lagos, elogiou a realização do evento de entrega dos certificados. “É um prazer poder participar de um evento desse de formação e qualificação profissional com profissionais que procuram em meio a crise se aperfeiçoar. É um prazer estar aqui e ver que em uma turma de quase 30 alunos nós não tivemos nenhuma evasão”, elogiou Ricardo.