Fabiano Horta com o consul francês em viagem no Vermelhinho de Cordeirinho ao Centro - Foto: Jorge André

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta recebeu nesta quarta-feira (07/03) na Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, o cônsul geral adjunto da França no Rio de Janeiro, Jean-François Laborie e o adido cultural Romann Datus. O encontro serviu para estreitar o contato da cidade com o consulado e tornar possível uma relação com alguma cidade francesa que possua características semelhantes a Maricá nos termos de cidades irmãs. O cônsul também deixou o convite para que a cidade participe do Gay Games, que acontece em Paris entre os dias 4 e 12 de agosto. Laborie também mostrou interesse na participação de Maricá no Fete d’humanité (Festival da Humanidade) que acontece em setembro em Saint Dennis/La Courneuve.

O prefeito Fabiano Horta agradeceu os convites e afirmou buscará  viabilizar a participação de representantes do município nas duas atividades. O chefe do executivo retribuiu o convite chamando o governo francês para participar do Festival da Utopia, que acontece esse ano. Fabiano aproveitou a oportunidade para falar dos projetos do governo e seus programas sociais como o Programa de Renda Mínima Cartão Mumbuca, e de como a iniciativa tem transformado a vida dos beneficiários. Laborie já conhecia o projeto que, segundo ele, é um exemplo a ser seguido. “Já tinha ouvido falar do Cartão Mumbuca pelas mídias europeias. Este tipo de mecanismo de distribuição de renda deve ser seguido como exemplo”, afirmou.

Da Casa Darcy Ribeiro a comitiva, que incluía o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, e a secretária de Cultura, Andreia Cunha, seguiu para o Farol de Ponta Negra, um dos pontos turísticos da cidade. Lá, o prefeito mostrou o local onde será construído o Terminal Ponta Negra (TPN), o Porto de Jaconé. “Este é um dos projetos que a cidade está recebendo. Inclusive uma das empresas que atuarão no porto é francesa”, afirmou.  O cônsul ficou impressionado com as belezas naturais de Maricá. “Estou encantado com a cidade e quero voltar aqui mais vezes”, disse.

O transporte público gratuito também foi tema da conversa. O prefeito, secretários e os franceses voltaram para o Centro da cidade de “Vermelhinho”. Durante a viagem, Fabiano falou da iniciativa do transporte gratuito, que a cidade é a única com mais de 100 mil habitantes a oferecer o transporte com Tarifa Zero. No Centro, passaram no Banco Mumbuca para conhecer o novo sistema implantado na moeda social.

O roteiro também incluiu o Cinema Público Municipal Henfil e a casa da tapeceira Madeleine Colaço. Na primeira parada a comitiva acompanhou a montagem de uma  exposição de fotos da Coordenadoria de Patrimônio Histórico-Cultural. Em seguida, foi a vez de conhecer um pouco da história e do acervo da tapeceira e criadora do Ponto Brasileiro, Madeleine Colaço. A visita foi guiada por Selma Colaço, neta da artesã, que mostrou todo o acervo, inclusive uma das obras que leva o nome do francês, Jacques-Yves Cousteau. No fim da visita, o prefeito presenteou os franceses com o livro “Maricá Retratos do Paraíso”, que retribuíram o gesto com um kit contendo folder´s e o livro “Uma outra missão francesa, 1917-1918: Paul Claudel e Darius Milhaud no Brasil”, que resgata aspectos da estada dos dois no Rio de Janeiro e traz depoimentos em primeira pessoa que revelam  vivências diplomáticas e culturais no Brasil daquela época.