Inscrições acontecem das 8h às 17h no SIM Empreendedor, próximo ao Canal da Cidade, no Centro - Foto: Katito Carvalho

Estão abertas a partir desta segunda-feira (26/02), das 8h às 17h, as inscrições para as oficinas voltadas para os microempreendedores individuais (MEIs) em Maricá. As inscrições podem ser feitas no site (clique aqui) e no posto do Sistemas Integrados Municipal (SIM Empreendedor), na Rua Álvares de Castro, 2525, Centro, próximo ao Canal da Cidade. O curso, que é gratuito e inicia na quarta-feira (07/03) da próxima semana, é uma parceria da Prefeitura com o Sebrae.

As aulas terão duração de 4h com atividades práticas, abordando temáticas de planejamento, compras, vendas e controles financeiros. Serão nove oficinas oferecidas (Sei Empreender, Sei Vender, Sei Planejar, Sei Comprar, Sei Formar Preço, Sei Crescer, Sei Inovar, Sei Administrar e Sei Controlar Meu Dinheiro) e as aulas acontecem todas as quartas-feiras em dois turnos (8h às 12h e das 14h às 18h). O curso acontece na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) – Rua Jovino Duarte de Oliveira, no aeródromo municipal, em Araçatiba.

No ato da inscrição, os interessados devem apresentar o nome completo, CNPJ, endereço, telefone, e-mail, o CEP de seu estabelecimento ou sua residência e o certificado do MEI. No dia do curso este último documento também deverá ser apresentado.

Confira aqui o cronograma dos cursos

SEI COMPRAR Contribuir para que o microempreendedor individual compreenda a importância do planejamento para que a atividade gere resultados satisfatórios quanto às suas expectativas e metas, conscientizando-os de que o planejamento de ações contribui para o aumento de vendas de seus produtos e serviços com qualidade e preços atrativos, permitindo: o domínio do processo de organização do seu negócio; a aplicação das ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho do empreendimento, com aumento de competitividade, de modo sustentável.
OBJETIVO
CONTEÚDO Abordagem teórica e prática das etapas e elementos fundamentais da compra: análise do cliente, do mercado, do fornecedor e do concorrente, planejamento da aquisição e negociação do produto, do preço, do prazo de pagamento e negociação.
DATA 07/03 – 4ª feira
CARGA HORÁRIA 4 horas
SEI VENDER Fornecer subsídios para que o microempreendedor individual possa otimizar suas vendas, a partir da aplicação dos conceitos de marketing em seu negócio e da adequação de seus produtos e serviços às reais demandas do cliente e do mercado.

 

OBJETIVO
CONTEÚDO Noções de marketing e de seus principais elementos (produto ou serviço, preço, ponto de venda e promoção), elaboração de um plano de ação e outros exercícios relacionados a marketing e vendas.

 

DATA 07/03 – 4ª feira
CARGA HORÁRIA 4 horas
SEI PLANEJAR Proporcionar a Microempreendedores Individuais conhecimento sobre as estratégias mais adequadas para realizar boas compras e manter uma boa relação com os fornecedores, negociando qualidade, preços e prazos de pagamentos favoráveis às necessidades dos clientes e ao aumento da lucratividade da empresa.

 

OBJETIVO
CONTEÚDO – O que é planejar;
– Quando planejar;
– Planejamento orientado para resultados;
– Ferramentas do Planejamento (PDCA);
– Visão sistêmica;
– Planejamento como processo dinâmico e contínuo.
DATA 14/03 – 4ª feira
CARGA HORÁRIA 4 horas
SEI CONTROLAR MEU DINHEIRO Oferecer ao Microempreendedor Individual uma visão geral sobre gerenciamento financeiro, por meio de técnicas e estratégias adequadas de controle do dinheiro da empresa e do fluxo de caixa, visando otimizar resultados.

 

OBJETIVO
CONTEÚDO Noções sobre como separar ganhos pessoais e da empresa, elaborar o controle diário de entradas e saídas de caixa, bem como gerenciar contas a pagar, contas a receber e caixa futuro.

 

DATA 14/03 – 4ª feira
CARGA HORÁRIA 4 horas
SEI EMPREENDER Contribuir para a compreensão dos princípios do empreendedorismo, levando o microempreendedor individual a conhecer melhor seu potencial empreendedor, a planejar suas ações e a tomar decisões sobre seu negócio de forma consciente e responsável.

 

OBJETIVO
CONTEÚDO Noções, técnicas e exercícios relacionados a assumir o controle dos negócios, vencer dificuldades e valorizar o sucesso.

 

DATA 21/03 – 4ª feira
CARGA HORÁRIA 4 horas
SEI CRESCER Esta oficina foi criada para que o Microempreendedor Individual
possa ser auxiliado em tomadas de decisões acerca de permanecer no patamar do negócio
em que está ou passar para o patamar de Microempresa.
OBJETIVO
CONTEÚDO 1.Conceitos de MEI – Microempreendedor Individual
2. Exercícios práticos do Microempreendedor Individual
3. Conceitos de Microempresa – ME
4. Aplicar exercícios práticos da Microempresa
DATA 21/03 – 4ª feira
CARGA HORÁRIA 4 horas
SEI INOVAR Sensibilizar e estimular o microempreendedor individual a inovar em seu negócio, propiciando princípios gerais sobre inovação e seus diversos tipos.

 

OBJETIVO
CONTEÚDO 1ª.Parte
Abertura;
Significado de inovação;
Conceito 10 Tipos de Inovação;
Reflexão sobre o MEI;
Reflexão sobre o cliente;
Reflexão sobre os 10 Tipos de inovação;
Diálogo Empreendedor x Cliente;
Transformando ideais em inovação.
DATA 28/03 – 4ª feira
CARGA HORÁRIA 4 horas
SEI FORMAR PREÇO Capacitar o microempreendedor individual na formação de preço do produto ou serviço. Compreender a maneira adequada de formar preços para o seu negócio. Entendendo conceitos financeiros para aplicar na realidade da sua empresa.

 

OBJETIVO
CONTEÚDO – O que são gastos.
– A importância da margem.
– Formação de Preço.
– Ponto de equilíbrio operacional.
DATA 28/03 – 4ª feira
CARGA HORÁRIA 4 horas
SEI ADMINISTRAR Contribuir para que o Microempreendedor Individual se reconheça como um indivíduo capaz de definir e atingir objetivos que satisfaçam as suas necessidades; assumir responsabilidade pelas próprias decisões e reconhecer a importância da gestão para o sucesso de seu negócio.

 

OBJETIVO
CONTEÚDO 1) Eu, o empreendedor – estabelecendo metas;
2) Mercado – tendências;
3) O cliente;
4) Mercado – fornecedores e concorrentes;
5) Marketing;
6) Resultados da empresa – projeção;
7) Fluxo de caixa e capital de giro;
8) Viabilidade da empresa – indicadores de desempenho.
DATA 04/04 – 4ª feira
CARGA HORÁRIA 4 horas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here