Contrato Prefeitura Sebrae
Prefeitura e Sebrae assinam parceria para qualificação empresarial e de servidores

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assinou nesta quarta-feira (21/02) o contrato de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O acordo permite oferecer cursos de capacitação para servidores municipais e pequenos e médios empresários da cidade.

Já na próxima segunda-feira (26/02), serão abertas, no posto do Sistemas Integrados Municipal (SIM), na  Rua Álvares de Castro, 2525, Centro (próximo ao Canal da Cidade), as inscrições para as oficinas voltadas para os microempreendedores individuais. As aulas começam em março e serão ministradas na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) – Rua Jovino Duarte de Oliveira, S/N – Centro, no aeródromo municipal. As aulas terão duração de 4h com atividades práticas, abordando temáticas de planejamento, compras, vendas e controles financeiros.

O prefeito Fabiano Horta destacou a importância do contrato, já que a cidade está emergindo e tem sua economia em forte crescimento. “Maricá tem milhares de empreendedores potenciais e se realizando. A presença do Sebrae para nós aproxima uma relação de qualificação tanto desses empresários e a dinâmica que vão ter com a cidade”, analisou. “Esse contrato celebra também a qualificação de servidores do município para a interação com a população”, completou.

Com a parceria, será possível trabalhar a capacitação para os setores de hotelaria e gastronomia no município, fortemente impulsionados pela demanda turística crescente na cidade. Como Maricá se firma entre os principais destinos do estado principalmente em períodos como o Carnaval, a Semana Santa e o aniversário da cidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais, acredita que a vinda destes cursos contribuirá para a melhora desses serviços na cidade. “São ações diretas e concretas voltadas para pequena, média e grande empresa de Maricá. São as empresas que estão gerando emprego, renda, impostos na cidade, que estão fazendo a economia acontecer e certamente com o crescimento delas há um crescimento progressivo de toda a cidade de todo o cidadão”, afirmou.

O Secretário adiantou ainda que já está agendado para o dia 06/04, um grande seminário no Cinema Público Henfil para a apresentação do Empretec. Trata-se de metodologia implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e praticada pelo Sebrae, voltada para o desenvolvimento de características de comportamento do empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios e que será adotada com essa parceria.

O coordenador regional do Sebrae do Leste Fluminense, Leandro Marinho, explicou que o objetivo do curso é trabalhar a capacitação para que os empresários possam alavancar os seus negócios. “A ideia é fazermos um trabalho de qualificação desses estabelecimentos para que ele possa usufruir desse movimento de turismo e de consumo que está crescente em Maricá, para que possam se apropriar desse movimento”, explicou.

Após assinar o termo como testemunha, o presidente da Associação Comercial de Maricá, Jorge Luiz Braga, disse que essa iniciativa é de extrema importância para construir uma cidade diferente. “Eu estou em Maricá há 17 anos e nunca vi isso acontecer. Isso com certeza muda a nossa perspectiva para o futuro”, afirmou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Maricá (CDL), Paulo Santos, também assinou o termo. A conselheira da entidade, Marizeth Cardoso, acredita que essa união ajudará no crescimento das empresas locais. “Tendo um melhor atendimento, os lojistas também aprendendo, conhecendo mais sobre o seu negócio e aprendendo novas técnicas com o Sebrae, todos saem ganhando”, analisou. “Tendo uma empresa com mais técnica, mais profissionais trabalhando, cresce o comércio na cidade e também aumenta a arrecadação para a Prefeitura. Então, é bom para o município e para todos”, avaliou.

Acordo Prefeitura Sebrae permitirá qualificação empresarial e de servidores.