No próximo dia 3 de março (sábado), a Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria de Proteção Animal, vai realizar na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, das 9h às 15h, mais uma feira de adoção de cães e gatos. Trata-se de uma edição especial, somente com animais adultos. No total, 30 animais estarão disponíveis para adoção.

Os protetores de animais do município, interessados em participar da feira, devem cadastrar os animais, antecipadamente, na sede da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, situada na Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, nº 100, Parque Eldorado. Na ocasião é indispensável que os responsáveis pelos respectivos animais apresentem os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência (em seu próprio nome) ou uma declaração reconhecida em cartório comprovando o endereço.

Para quem deseja adotar um dos animais, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento com foto, um comprovante de residência, além de passar por uma entrevista e assinar um termo de responsabilidade.

Segundo a coordenadora de Proteção Animal, a médica veterinária Milena Costa, apenas os 30 primeiros animais cadastrados participarão da feira. “A preferência é para animais do nosso município, mas caso tenhamos vagas poderemos analisar a participação de animais de outras localidades. A seleção será feita por ordem de cadastramento, pois somente os 30 primeiros poderão participar da feira”, explicou.

Ainda de acordo com a médica veterinária, todos os animais devem estar em condições de saúde perfeita, livres de infestação de pulgas e carrapatos para participar do evento. “Cães e gatos devem estar vacinados, vermifugados, devidamente castrados e também com todos os atestados na carteira com laudo medico veterinário”, alertou. “Em relação aos gatos é necessário apresentar o teste sanguíneo de FIV e FELV (ambas são doenças específicas de gatos, causadas por vírus, transmitidas através do contato com gatos infectados, responsáveis por depressão do sistema imune e doenças associadas)”, frisou Milena Costa.

A organização do evento alerta que cada protetor e simpatizante da causa poderá participar dessa feira e de outras que serão promovidas ao longo do ano com no máximo cinco animais cadastrados por evento. Além disso, para permanecer na feira de adoção, todos os animais deverão estar devidamente acomodados em cercados ou gaiolas contendo vasilhames com água.