EM Alfredo Nicolau - Foto: Fernando Silva

As escolas municipais do Marquês e da Barra de Maricá aproveitaram esta quinta-feira (08/02) para organizar bailes de carnaval com a participação dos alunos, pais, responsáveis e demais moradores de suas comunidades.

Na EM Alfredo Nicolau (Marquês) que atende crianças entre 2 e 12 anos – do maternal II ao 5º ano -, a folia teve início na quadra e seguiu até a pracinha da Rua Marquês de Sapucaí, com direito a trio elétrico e muitos curiosos filmando e fotografando. Segundo Luciana Vianna, diretora da unidade, este é apenas o primeiro ano do bloco, realizado meio que de improviso, já que assumiu a função no mês passado. “Tive a ideia de formar esse bloco Unidos da Alfredo Nicolau justamente para promover essa integração da comunidade com os funcionários da escola e os pais, que hoje, estão vindo com os filhos. Acho fundamental esse tipo de ação no ambiente escolar para a formação desses cidadãos no futuro”, explicou.

Mãe de um aluno na escola, Flávia Regina elogiou a iniciativa. “É o terceiro ano do meu filho aqui, mas só tinha a festinha na quadra. Sair pela rua é a primeira vez, eu estou achando muito legal e ele está adorando”, contou.

Já na Escola Municipalizada Barra de Zacarias, em Barra de Maricá, aconteceu o “Zacafolia” que é realizado há sete anos na quadra da escola e é tradição no bairro, reunindo muitos responsáveis e demais integrantes da comunidade.

Professora do local desde 2011, Fátima Mano explicou que o nome do evento foi dado em homenagem à comunidade e já rendeu até samba. “Estamos em Zacarias, a comunidade gira em torno de Zacarias, então surgiu o Zacafolia”, lembrou, antes de completar: “Explicamos para as nossas crianças que o carnaval é um tipo de folclore, uma festa que faz parte da cultura brasileira através da interação do samba com as marchinhas para que a cultura não morra, apesar da invasão de músicas estrangeiras, do funk com orgia e baderna. Precisamos resgatar os valores da nossa sociedade para que ela não morra. E é isso que o Zacafolia faz”, resumiu, atualmente lecionando no 5ª ano.

Orientadora pedagógica, Eneida Alves falou sobre o resgate de uma época. “É muito importante para a escola pela integração com a família e por causa da nossa cultura em trazer de volta os bailes que sempre ocorreram”.