Foto: Fernando Silva

A belíssima Lagoa de Araçatiba está ainda mais irresistível com as esculturas de areia do artista plástico carioca Rogean Rodrigues, de 36 anos. Na noite desta sexta-feira (09/02) ficou pronta a quarta delas: um imponente castelo – fechando a paisagem majestosa que inclui réplicas da igreja matriz, da Pedra do Elefante e do Papai Noel. O prefeito Fabiano Horta conferiu pessoalmente o resultado, ao lado de munícipes e turistas. “O castelo representa a imponência da beleza da Lagoa de Araçatiba e completa o cenário para qualquer fotografia, principalmente a do magnífico por do sol. A ideia é desenvolver este mesmo trabalho artístico em outros pontos da cidade, como Itaipuaçu e Ponta Negra”, adiantou Fabiano Horta.

Responsável pelas famosas obras da orla de Copacabana, o artista se dedicou doze horas diárias, de segunda a sexta-feira, nos últimos 25 dias nesta última produção, que – assim como as outras – é protegida das intempéries com o auxílio de um produto fixador em spray (o mesmo usado em acabamentos de reformas para evitar vazamentos) e tendas de lona, além de receber todo o cuidado de manutenção regular de seu criador. “Estou apaixonado pela cidade, que é linda e tranquila, e penso seriamente em me mudar para cá com minha família. Um ótimo lugar para trabalhar e viver”, confessou Rogean Rodrigues, que há dois meses trabalha no conjunto de esculturas de areia de Maricá após o convite dos secretários municipais Renato Machado (Obras) e Adelso Pereira (Conservação).

O casal Hermínia e Vilacir Louback, professora e advogado, há dez anos vêm de Niterói passar as datas festivas, como réveillon e carnaval, mas desta vez se hospedaram em uma pousada em Araçatiba para esticar a temporada. “A cidade está mais bonita do que nunca, organizada e limpa”, justificaram eles, enquanto admiravam as esculturas de areia. Moradores de Maricá desde 2013, a comerciante gonçalense Tatiana Messias e o engenheiro civil niteroiense Renato Rocha revelaram o prazer crescente pela escolha feita há cinco anos: “Estamos felizes com cada novidade positiva, cada obra, cada novo atrativo. Realmente a cidade vive um ‘boom’, e torcemos para que continue assim”, concluiu.