Foto: Clarildo Menezes

O “Bloco Educação”, iniciativa da Secretaria de Educação, abriu nesta quinta-feira (08/02) o carnaval de rua do Centro da cidade. A concentração começou às 16h30 na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, de onde os foliões, em sua maioria pais, alunos, professores e diretores das escolas municipais de Maricá, partiram em festa rumo a Praça Orlando de Barros Pimentel. Sob o comando do samba “Somos todos JB”, uma referencia a Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, a bateria, formada pelos próprios estudantes, marcou forte na percussão e arrastou uma animada multidão.

“Esse é um bloco que já existe há bastante tempo e nele nós buscamos trabalhar o protagonismo juvenil com o objetivo de promover os alunos. Os estudantes gostam muito e ainda nos permite divulgar nossos projetos”, contou Angélica Cassia, coordenadora do programa “Novo Mais Educação”.

A inspetora Ivonete Pereira, compositora do samba-enredo, cantado pelo Bloco da Educação, contou como foi o seu processo criativo na concepção da letra. “A inspiração é o nosso cotidiano. O samba fala sobre diversidade, respeito a diferença, amar ao próximo sem diferenciar raça, cor, credo e nós vivenciamos isso nas escolas todos os dias, pois sempre recebemos alunos de todos os lugares e de todos os tipos e nós temos que receber a todos com amor, carinho e respeito”, frisou Ivonete.

Simone Reis, diretora da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, falou sobre o envolvimento da escola e dos alunos. “Quando termina um ano letivo já é pensando o desfile do ano seguinte, assim como fazem as escolas de samba e isso incentiva os alunos a quererem participar, inclusive temos ex-alunos que nos procuram para continuar fazendo parte dos ensaios”, disse a diretora.

A Escola Municipal Mauricio Antunes de Carvalho, do Saco das Flores, responsável por apresentar uma linda comissão de frente trouxe para o bloco porta-bandeira, passistas, ginastas e capoeiristas. “Nossa escola trouxe uma tenda, na qual, faremos uma apresentação como se fosse uma comissão de frente que vai mostrar para o público um pouquinho de todos os projetos que nós realizamos ao longo do ano com os alunos”, explicou Manoela Costa, articuladora de projetos da unidade de ensino.

Uma das componentes mais animadas da comissão de frente era a estudante Eide da Silva, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra. “Já desfilei outras vezes e adoro sair no bloco”, afirmou. “Hoje eu vou dançar e apresentar uma coreografia com as outras meninas e estou muito feliz”, disse sorridente.

Segundo informações da pasta estima-se que representantes de 10 escolas do município participaram do bloco de rua que contou ainda com a presença do vice-prefeito Marcos Ribeiro, da secretária de Educação Adriana Costa e da primeira dama da cidade, Rosana Horta, além de outras autoridades.