Revitalizada lagoa de Araçatiba também ganhou a arte do grafite - Foto: Clarildo Menezes

Depois da reforma, as cores. A Lagoa de Araçatiba está ainda mais alegre e bonita com o toque de cinco grafiteiros convidados para dar alma à Praça Tiradentes. Cada artista contribuiu com os traços de suas especialidades, entre plantas, pássaros, peixes e indígenas, entre outros temas de livre escolha, gravados em 15 metros da calçada da orla e em um muro de 30 metros de extensão e altura entre 3 e 6 metros. O resultado foi um pano de fundo que se tornará atrativo à parte aos frequentadores do espaço. A ideia foi proposta pelo secretário municipal de Obras, Renato Machado, à Secretaria de Cultura.

Autora de duas pinturas de índias no entorno da igreja matriz, Amanda Freitas faz sua terceira musa agora às margens de Araçatiba. “Esta é uma excelente oportunidade que a Prefeitura de Maricá dá aos grafiteiros da região, principalmente ao grafite feminino, de mostrarem seu trabalho e também de serem referência a novos artistas, além é claro de valorizar a cidade com tanto colorido”, acredita ela, gonçalense de 20 anos de idade que há um ano mora e trabalha em Maricá. “A cidade tem muitos artistas plásticos, incluindo grafiteiros, e fomentar bastante a arte. O momento é de efervescência, e quem ganha com isso é a população toda”, assegura o professor de arte Maycon Elioberto.