Foto: Katito Carvalho

A Escola Municipal Guaratiba, que funciona em tempo integral e fica localizada no bairro de mesmo nome, recebeu na tarde desta quarta-feira (07/02) representes de vários equipamentos das secretarias de Saúde e de Educação, como por exemplo, o Conselho Tutelar, Inclusão da Educação, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Bolsa Família, Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), entre outros. O objetivo do encontro foi apresentar para os pais e alunos as parcerias e as ações, frutos dessas parcerias, que serão realizadas durante o ano letivo de 2018. Entre as iniciativas estão palestras sob temas como bullying, vacinação, pesagem, além de orientações para o encaminhamento médico, dentário e muitos outros.

No que diz respeito ao beneficio do Bolsa Família dentro da Saúde, a coordenadora do programa, nutricionista Elisa Simas, esclareceu muitas das duvidas. “O Bolsa Família na verdade é um tripé onde tem a Educação com a frequência escolar; a Assistência Social com monitoramento e atualização do cadastro, e a composição familiar; além da Saúde monitorando e realizando o acompanhamento nutricional das crianças no que diz respeito ao crescimento e desenvolvimento infantil, como também da mulher em idade reprodutiva e acompanhamento de sua saúde”, detalhou Elisa. “É importante dizer que nós temos primeiramente um comprometimento com a saúde e com o nosso público assistido. Todas essas questões não se refletem apenas em cumprir uma condicionalidade, na verdade é a sua saúde, é a saúde da sua família e é isso que queremos passar para a população”, ressaltou a nutricionista.

Lucimar Alves, enfermeira do Posto de Saúde de Guaratiba, aproveitou o encontro para enumerar os serviços disponíveis no posto de saúde e que estão a disposição da comunidade. “O posto tem muito a oferecer. Temos o NASF com psicólogos nutricionistas, assistente social e fisioterapia e por isso convidamos a todos que quando houver a necessidade nos procurem e tenham a certeza de que todos serão acolhidos com muito carinho, amor e devida atenção”, garantiu a enfermeira.

Segundo a diretora da escola Joelma Rangel, o principal objetivo do encontro foi apresentar para a comunidade todas as parcerias conquistadas. “É preciso apresentar para os pais e alunos que tipo de parcerias nós estamos criando em 2018 e os que já existiam e vão permanecer este ano. Contamos há alguns anos com parceria com o Posto de Saúde do bairro e com várias outras secretarias municipais e seus equipamentos”, explicou Joelma. “É importante que pais e alunos saibam que a escola não trabalha sozinha e que esse trabalho vai além dos nossos muros”, completou. “As parcerias são fundamentais para o nosso desenvolvimento e o sucesso de muitos dos nossos projetos”, frisou a diretora.

A faxineira Priscila Trindade, de 37 anos, moradora da Ponte Preta, mãe da aluna Clarisse Trindade, de 11 anos, contou que sempre participa dessas reuniões e acha muito importante esse tipo de encontro. “Eu participo sempre porque é muito importante nós termos conhecimento das atividades que compõem o planejamento da escola. Essas reuniões são sempre muito satisfatórias e eu fico feliz por poder participar e ver os resultados”, afirmou Priscila.

Manicure Lívia Petrosvisc, de 34 anos, moradora de Guaratiba e mãe de dois alunos, a pequena Isabel Ferreira, de 6 anos, e Pedro Ferreira, de 10 anos, elogiou a reunião e sugeriu que entre as atividades tenha mais ações com atendimentos de psicólogos. “Todas as parcerias que a escola vem fazendo estão mais que aprovadas. Eu venho a todos os encontros e gosto muito. Se possível gostaria apenas de sugerir que aumentassem o número de ações com atendimento psicológico e atendimento familiar”, solicitou Lívia. “É muito importante ver essa união entre escola, saúde e comunidade. Todo mundo junto faz diferença”, avaliou.