Tendas serão instaladas nas praias de Ponta Negra (foto), Cordeirinho, Itaipuaçu e Barra de Maricá

O Carnaval também será um momento de conscientização ambiental para maricaenses e visitantes. Através do projeto “Praia+Limpa”, que será realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro nas praias e lagoas do município, a Secretaria de Conservação pretende chamar a atenção das pessoas para a importância do descarte de lixo em local apropriado.

A iniciativa será dividida em 10 pontos de maior movimento do litoral, onde serão distribuídas 40 mil sacolas biodegradáveis. “Temos o intuito de direcionar o cuidado com esses resíduos, a fim de reduzir uma série de danos a natureza, incluindo a poluição”, afirmou o secretário de Conservação, Adelso Pereira.

Serão montadas tendas nas praias de Ponta Negra, Cordeirinho, Barra (das ruas 1 a 13), Itaipuaçu (ruas 83, 70, 1, Avenida 1 e Recanto) e na Lagoa de São José. Além das sacolas, que também poderão ser retiradas nos quiosques, as bases farão a entrega de leques com informações sobre os prejuízos causados pelo plástico que é introduzido no ecossistema por banhistas descuidados, e contarão com um banner apresentando ao público a tabela do tempo de degradação de diferentes materiais.

A ação, que contará com 20 funcionários do setor administrativo da Conservação, também terá o apoio de 30 pessoas da pasta de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e 10 da Secretaria de Cidade Sustentável. Versões itinerantes do projeto também chegarão até as lagoas da Barra (Garota de Maricá) e Araçatiba.

Ao todo, 300 novas lixeiras serão colocadas na orla maricaense. O objetivo é conscientizar a população, para que o lixo produzido em momentos de lazer não seja descartado nas areias, afetando a qualidade da água e o meio ambiente.

De acordo com a Secretaria da Cidade Sustentável, a base desta ação de educação ambiental será a conscientização dos munícipes e turistas sobre a utilização das belezas naturais da cidade, em especial praias, lagoas e cachoeiras, de modo sustentável, buscando a preservação e conservação.