Capacitação para cerca de 150 funcionários da secretaria acontece até quinta-feira (08/02) -Foto: Fernando Silva

Para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população, principalmente durante o Carnaval, a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito realiza nesta quarta e quinta-feira (07 e 08/02) uma capacitação com cerca de 150 funcionários entre agentes de segurança, vigilantes e orientadores de trânsito. De acordo com o assessor administrativo do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública, Lucas Sousa, muitos profissionais entraram no último processo seletivo, realizado em janeiro, e ainda não tinham passado por essa capacitação específica. “Estão recebendo noções básicas de postura e trânsito, de atendimento ao público, de apresentação pessoal, noção e linguagem de rádio comunicação, além de um conhecimento sobre pontos turísticos da cidade”, descreveu Lucas. “Por isso, essa capacitação é importante. Não é exclusiva para os novos funcionários, mas aberta a todos que trabalham pelos contratos da segurança e precisam de uma reciclagem”, explicou.

“As pessoas uniformizadas nas ruas se tornam referência mesmo que não queiram, então eles tem que ter o mínimo de conhecimento para ajudar o cidadão sabendo o seu papel, principalmente neste período em que a população se multiplica. Nossa preocupação é cuidar bem das pessoas em toda a cidade, já que os vigilantes ficam nos módulos ou ajudam os seguranças nos eventos e os orientadores auxiliam nos fechamentos de ruas”, completou o guarda municipal, Ricardo Vianna.

“A criminalidade de dezembro para cá cresceu em nosso município, por isso viemos buscar essa capacitação. Afinal, todos os agentes são primordiais para a segurança tanto de moradores quanto de visitantes. Vocês são tão importantes para a segurança quanto um médico para a saúde, só que cada um em sua área de atuação. Vistam a camisa do município para que tenhamos a eficiência da ordem pública”, afirmou o secretário da pasta, Celso Netto. Representantes da Secretaria de Turismo e das Polícias Militar e Civil também participaram da atividade, compondo a mesa e apresentando suas ponderações.

Inspetor da Polícia Civil de Arraial do Cabo, Paulo Carneiro falou sobre segurança pública e sensação de insegurança. “No Rio de Janeiro há um cenário de insegurança onde as pessoas perderam a paz porque o estado de normalidade se perdeu. Em Maricá, vemos a presença do poder público, com a cidade sinalizada e organizada. Existe esperança aqui. Nós não podemos desanimar apesar da árdua missão que, só vai ser bem executada se houver planejamento. Nós até podemos falhar uma vez, mas temos que corrigir para não falhar novamente”, declarou.

Também foram abordados pelo palestrante, que atua na área há mais de 20 anos: o direito básico do cidadão de acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988; as garantias individuais estabelecidas no Artigo 5°; a segurança como processo sistêmico pela necessidade da integração de um conjunto de conhecimentos e ferramentas estatais que devem interagir a mesma visão, compromissos e objetivos; prevenção x repressão e políticas públicas voltadas para a segurança eficiente. “A questão da segurança pública está ligada hoje à ocupação do território e ao fator econômico. Tem que ocupar com a presença de agentes, mas também socialmente com ações integradas. As políticas públicas têm que ter continuidade independente do governo, por serem políticas de Estado”, completou Carneiro, afirmando acreditar que as pessoas não nascem para o crime.

Pedagogo e 3º sargento da Polícia Militar de Maricá, Gustavo Siqueira falou sobre a realidade do município, onde mora há 30 anos e atua há cinco, abordando estatísticas, metas, postura profissional e módulos de segurança. “Cerca de 90% dos assaltos que acontecem em Maricá não são realizados por pessoas daqui, mas de cidades vizinhas”, explicou, completando: “A população de Maricá conta conosco, então precisamos estar sempre atentos como cães pastores. Força e honra”, finalizou, antes de apresentar um vídeo motivacional.

Para Alan Souza, que atua na segurança desde 2013, a capacitação é extrema importância. “É mais um aprendizado para o meu currículo e essencial para saber como agir nas situações adversas durante o Carnaval, já que nesta época eu atuo nas ruas”, contou. Suziane Motta passou a integrar o quadro de funcionários como orientadora de trânsito no mês passado e também qualificou a capacitação como essencial. “É muito importante para que nós saibamos como orientar motoristas e pedestres”, concluiu.