Alunos, professores e a comunidade desfilaram pelas ruas no entorno da EM João Bezerra - Foto: Elsson Campos

Animação e samba no pé não faltaram no tradicional bloco carnavalesco da Escola Municipal João da Silva Bezerra, que desfilou pelas ruas do bairro Divineia, em Maricá, na manhã desta quarta-feira (07/02). Com o tema “#SomostodosJB – Valorizando as diferenças”, dezenas de alunos, funcionários e comunidade caíram no samba e levaram muita alegria pelas ruas ao redor da escola.

Caracterizados com abadás, fantasias e pequenos adereços, os foliões acompanharam a banda composta por alunos da própria unidade escolar treinados pelo instrutor de música, Alberto Costa. Surdo, repique, tarol, chocalho são alguns dos instrumentos que compõe a banda e seu manuseio é explicado no projeto de percussão que ocorre ao longo do ano escolar ensinando diversos ritmos como samba, axé e olodum. Um dos alunos, Richard Fernando, de 15 anos aprendeu a tocar surdo e há três anos faz parte do bloco. “Gosto de carnaval e adoro ver a alegria das pessoas quando nosso bloco desfila. A animação contagia a todos e isso nos empolga”, disse.

O ex-aluno da escola, Alex Tadeu Oliveira, de 16 anos, mesmo formado há dois anos, faz questão de retornar a escola nesse dia só para sair no bloco. “Gosto muito dos projetos que são realizados, dos alunos e da equipe profissional”. Como integrante do projeto de percussão da escola, Alex aprendeu a tocar caixa, surdo e repinique e esse ano irá tocar na escola de samba Inocentes de Maricá. “Não sabia tocar nada e depois que comecei a participar desse projeto me interessei pelos instrumentos e pude aperfeiçoar”, ressaltou.

O samba-enredo fica sob a responsabilidade da inspetora Ivonete Rocha que cria o tema, a letra e é a intérprete que se apresenta com o bloco. “Minha inspiração para compor a letra do samba vem do trabalho que é realizado na escola. Basta colocar poesia e ritmo no nosso dia-a-dia que a criatividade flui. Temos que ter respeito pela diferença, valorizar o outro e espalhar o amor. Esse foi o tema do nosso samba”, explicou a inspetora.

Acompanhando o bloco com muito samba no pé, a primeira dama, Rosana Horta, falou sobre o projeto da escola. “O bloco é sensacional porque permite a integração da comunidade com as crianças. Leva alegria por onde passa”, destacou.

Diretora da unidade há dez anos, Simone Reis, explicou que a intenção é levar atividades para além dos muros da escola integrando alunos, pais e moradores do local. “As pessoas já esperam pelo nosso bloco e os alunos gostam de se sentirem motivados”. Para a diretora, é fundamental criar ações que tire a passividade da criança e do jovem. “O aluno tem que ser estimulado, se tornar ativo e isso faz com que eles se sintam importantes e valorizados”, destacou.

Com dez anos de existência, o bloco faz parte da programação de carnaval da cidade. “E nos enche de alegria lembrar que começamos tocando panelas, porque não havia instrumentos. Mas o ingrediente fundamental, que é a alegria, nunca nos faltou”, finalizou a diretora.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here