Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá realizou, na noite desta segunda-feira (05/02), a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Maçarico e de Montador e Restaurador de Computadores, promovido pela Secretaria de Trabalho através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contratado pelo município para oferecer as qualificações.

A cerimônia aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, e foi conduzida pela subsecretária Arilda Rocha. Ao todo, 78 alunos foram preparados para o mercado de trabalho e muitos aproveitaram a oportunidade para elogiar a iniciativa. “Este curso serviu para agregar conhecimento. No meio desta crise que o Brasil está enfrentando, ter a oportunidade de aumentar o saber e fazer a diferença é muito importante. Trabalho em estaleiro e o curso vai ajudar na minha carreira, veio para somar”, afirmou o formando do curso de maçarico, Abraão Cordeiro Coutinho.

Primeira mulher a encarar o desafio de fazer parte de uma turma de maçarico em Maricá, Rafaela Santiago de Souto ressaltou que não existe dificuldade para quem tem vontade. “Gosto de encarar novos desafios e acho que as mulheres podem fazer qualquer coisa. Já trabalhei em mercado, descarregando caminhões sozinha. Atualmente trabalho na Guarda Municipal e ainda pretendo seguir carreira nesta área em que acabei de me especializar”, disse.

De acordo com o secretário de Trabalho, Reginaldo Mendes Leite, este é apenas o início do desenvolvimento de Maricá. “Com as obras do Porto, com o investimento na operação do aeroporto, podemos afirmar que tem muitas portas se abrindo e muitas oportunidades de emprego chegando na cidade. Por isso é tão importante capacitar o povo. Nosso principal objetivo é oferecer uma formação de qualidade para a população”, afirmou Reginaldo.

Presente no evento, a secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha, falou sobre a possibilidade de parcerias que irão gerar emprego para os alunos dos cursos oferecidos pela Secretaria de Trabalho. “Ao longo do ano, vamos firmar outras parcerias. Umas das ideias é permitir que a população que está sendo formada no município possa trabalhar no Programa de Melhoria Habitacional”, contou Rita. Estiveram presentes a primeira dama, Rosana Horta; o representante do Senai, Miquéias Xavier; e os professores Rafael Alves e William Barbosa Gomes.