A costela é o prato principal da primeira edição do ano e será servida nos restaurantes e bares - Foto: Clarildo Menezes

O projeto “Espraiado de Portas Abertas”, da Secretaria de Turismo, que acontece bimestralmente na localidade rural, realizou neste domingo (04/02), a primeira edição de 2018. Os visitantes que foram conhecer de perto as atrações de um dos pontos turísticos mais charmosos de Maricá foram recebidos com um Carnaval rural que contou com um Festival do Aipim, shows gratuitos, banda com marchinhas, caminhada ecológica, visitação a capelas, além de tradições locais como artesanato em fibra de bananeira, tapeçarias, mel, geleias artesanais e bijuterias.

Ao longo dos 8 km de estrada era possível perceber a movimentação de dezenas de pessoas, incluído alguns foliões fantasiados. Entre eles, próximo a Cachoeira do Espraiado, recém-chegada de Teresina, estava a professora Maria de Lourdes Alcântara, de 70 anos, acompanhada do marido, Manoel Ribeiro e de um grupo de amigos. “Eu estou achando isso aqui muito lindo. Chegamos ontem (sábado) em São Gonçalo e hoje (domingo) viemos para cá conhecer o Espraiado”, contou Maria. “Esse visual com essa cachoeira é bonito demais, sem falar que esse ambiente familiar, com restaurantes e música é maravilhoso”, elogiou. “Vamos ficar uma semana em Maricá e estou adorando a cidade”, afirmou a turista.

“Venho sempre nas edições do ‘Espraiado de Portas Abertas’ e sempre que posso trago a família, amigos e apresento isso aqui pra todo mundo”, contou a guia de turismo Marcia Nunes, de 52 anos, moradora do Flamengo. “Tudo aqui é lindo. Nós estamos em uma área rural, curtindo essa paz, essa natureza, mas ao mesmo tempo estamos pertinho do Centro de Maricá. Por isso eu estou sempre divulgando esse projeto que eu adoro”, explicou. “Ter uma comunidade que literalmente abre as portas para os visitantes e faz isso com uma frequência regular é muito legal. Minha sugestão é somente que os donos desses lugares invistam mais no atendimento ao cliente, porque o visual já é maravilhoso”, sugeriu Marcia.

Café da manhã na sede das Unidades de Conservação 

Antes mesmo de a comunidade rural do Espraiado abrir as suas portas, a sede das Unidades de Conservação do bairro, da Secretaria de Cidade Sustentável, promoveu um “Café da Roça” com produtos cultivados no próprio local, entre eles, batata doce, aipim e banana. Após o café reforçado a equipe do Circuito Ecológico partiu para a sua primeira atividade do ano, uma trilha guiada, na qual moradores e turistas, conduzidos por profissionais da secretaria puderam conhecer a Cascata da Lagoinha. O passeio teve aproximadamente quatro horas de duração.

Quem visitou a sede pode desfrutar ainda de outras atividades como a exposição da maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Caranguejo (Espraiado); divulgação de material informativo sobre as áreas protegidas de Maricá e queimadas; exposição dos projetos da Secretaria de Cidade Sustentável; exibição do filme sobre as Unidades de Conservação do Brasil, além de doação de mudas nativas da Mata Atlântica referente ao projeto Maricá+Verde.

Segundo a Secretaria de Cidade Sustentável, a comunidade do Espraiado está cada vez mais próxima das Unidades de Conservação e com isso está sendo possível fomentar ainda mais o crescimento sustentável de toda a região, principal objetivo da pasta.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here