Reginaldo Mendes e Arilda Rocha entregaram certificados do curso de Instalador de sistemas Drywall - Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Trabalho, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entregaram nesta terça-feira (30/01), certificados a 30 alunos do curso de Instalador de sistemas Drywall. A cerimônia aconteceu na Unidade de Formação Profissional de Itaipuaçu, na Avenida Carlos Marighella, e foi conduzida pelo secretário de Trabalho, Reginaldo Mendes Leite e pela subsecretária Arilda Rocha. Alunos e familiares preencheram o espaço do salão térreo, local onde são ministrados alguns dos cursos oferecidos pela instituição.

O curso de Instalador de sistemas Drywall é apenas um dos diversos cursos oferecidos pelo Senai, contratado pelo município para a realização de programas gratuitos de qualificação profissional. Nele o estudante é capacitado para a montagem de sistemas de construção a seco – drywall (vedação vertical, forro e revestimento).

Reginaldo Mendes parabenizou os formandos pela conclusão do curso, elogiou os trabalhos realizados durante a capacitação e frisou que o desenvolvimento de Maricá só tem sentido se tiver um resultado prático e positivo para a vida da população, referindo-se ao Porto de Jaconé, que deve ser construído na cidade, e na necessidade de pessoas capacitadas que esse tipo de empreendimento deve absorver. “Estejam certos que o debate que o governo tem feito muito é pensar a cidade para um momento pós-royalties. Por isso entendemos que é preciso investir na formação das pessoas. As pessoas precisam ter autonomia para viver, ganhar seu sustento e o certificado que vocês estão recebendo hoje é fruto do esforço de vocês. Tenho certeza de que não foi fácil e esse certificado demostra que houve muito empenho”, avaliou o secretário.

“A pior coisa que pode acontecer para um trabalhador é buscar um emprego se oferecendo para fazer qualquer coisa. Todos precisamos ter uma capacitação e a Prefeitura tem procurado proporcionar isso em parceria com o Senai e com outras instituições de reconhecimento em todo o Brasil”, prosseguiu. “Nós estamos procurando também, nesta parceria com o Senai, trazer outros cursos. Já assinamos com o Senai um novo contrato por mais dois anos, pois o Porto de Maricá é uma realidade e agora entraremos em negociação com o Senai para a inclusão de novos cursos pensando na capacitação da população de Maricá para o porto”, frisou Reginaldo Mendes.

O aluno Marcelo Tavares, de 48 anos, morador de Itaipuaçu, gostou do curso e elogiou o professor e a metodologia, falando também sobre a diferença que ser Instalador de sistemas Drywall pode fazer para a sua recolocação no mercado de trabalho. “Pra mim é uma área nova que aumenta as minhas possibilidades. É mais uma área na qual me sinto apto para atuar. Que a Prefeitura continue oferecendo esses cursos de forma gratuita para a população e que mais cursos venham para o polo de Itaipuaçu”, pediu Marcelo.

A aluna Vitória Dias, de 21 anos, também moradora de Itaipuaçu, afirmou que embora a maioria dos alunos de sua turma seja do sexo masculino a cobrança foi igual para todos. “Eu já tinha feito outro curso aqui e só posso elogiar a oportunidade de poder me capacitar cada vez mais. O Drywall é um curso que está se expandindo e eu penso em trabalhar nessa área. Este curso agregou muito conhecimento e o fato da turma ser em sua maioria homens não atrapalhou em nada. A cobrança foi a mesma e todo mundo sempre se ajudou muito. Eu recomendo que venham aos polos do Senai e aproveitem, pois a Prefeitura está disponibilizando cursos gratuitos e de qualidade”, frisou Vitória.

Na próxima segunda-feira (05/02), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), será realizada a entrega dos certificados dos cursos de Maçarico e Montador e reparador de Computadores. Para os interessados em matricular-se em algum dos cursos gratuitos oferecidos pela parceria Prefeitura/Senai, as inscrições podem ser feitas em qualquer um dos três polos. O Polo Itaipuaçu fica à Avenida Carlos Marighella, 160-Lote 1, Quadra 14 – Itaipuaçu; Polo Condado à Avenida Amaral Peixoto, Lote A-11 – Km. 31,5 – Condado e o Polo Inoã à Rodovia Amaral Peixoto Km 15 – Inoã.

É necessário levar Identidade e CPF (originais e cópias), duas fotos 3×4; comprovante de residência (cópia); comprovante de escolaridade (original) e atestado de saúde e acuidade visual (para alguns cursos). Mais informações pelo telefone 2636-1532.