Crianças e adolescentes recolheram lixo na Praia de Cordeirinho - Foto: Divulgação

Os alunos do projeto “Onda Certa” – iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e das secretarias de Saúde e de Educação – realizaram um mutirão nesta segunda-feira (29/01) e retiraram cerca de 100 sacolas de lixo das areias da praia de Cordeirinho. A ação aconteceu na altura da Rua 90 e faz parte das atividades oferecidas pelo programa que, em sua primeira edição, já conta com 70 inscritos, sendo todos crianças e adolescentes com idade entre 8 e 15 anos.

De acordo com o guarda-vidas e um dos responsáveis pela turma, Rodrigo Cooperman, muitos dos materiais recolhidos são altamente perigosos para a fauna marinha. “Entre o lixo retirado, os objetos que são mais perigosos a fauna marinha são as tampas de garrafas plásticas, guimbas de cigarros, canudos, sacos plásticos, entre outros”, sinalizou Rodrigo. “Todos esses materiais confundem os peixes, tartarugas e golfinhos que acabam ingerindo esses objetos pensando ser alimento”, explicou.

Equipados com luvas apropriadas e sacolas os alunos se empenharam na realização da tarefa. Para o jovem Krishna dos Santos, de 12 anos, morador da Barra de Maricá, o projeto está de parabéns e deveria continuar por mais tempo. “Eu estou adorando isso aqui. Por mim o projeto poderia continuar, pois estou aprendendo muito. Hoje eu retirei bastante lixo da areia, muita tampinha de garrafa. As pessoas precisam aprender a recolher o seu lixo”, frisou o jovem.

Iniciado em (22/01) e com encerramento previsto para a próxima sexta-feira (02/02), a primeira edição do projeto Onda Certa inclui também aulas de prevenção de afogamentos, primeiros socorros, condições marítimas, preservação ambiental e iniciação ao surf e bodysurf, além de outros exercícios físicos na areia da praia, como jogos cooperativos. Um dos principais objetivos do programa é diminuir as estatísticas da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) que apontam o afogamento como a segunda maior causa de morte entre menores até 14 anos.

Ainda de acordo com o guarda-vidas Rodrigo Cooperman, devido ao mau tempo, nesta terça-feira (30/01), as atividades na praia de Cordeirinho foram suspensas. “Por conta de questões adversas de tempo, como sol, chuva, vento, queda de temperatura e baixa umidade relativa nós resolvemos adiar o dia de hoje (terça-feira). Poderíamos manter as atividades, mas o intuito da Defesa Civil é sempre de trabalhar com a prevenção e principalmente quando há crianças envolvidas. Temos sempre que eliminar todas as possibilidades de risco”, ressaltou. “Caso o tempo continue ruim, nós já articulamos alternativas como a realização das nossas atividades em uma escola próxima ao local”, informou o guarda-vidas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here