Equipes da Saúde e de Desenvolvimento Econômico apresentam hospital ao diretor de medicina da UFRJ - Foto: Divulgação

O diretor da faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o professor Roberto Medronho, conheceu as instalações do futuro Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em construção no km 23 da RJ-106, em São José do Imbassai, na última quarta-feira (24/01). A visita foi acompanhada pelos secretários Alan Novais (Desenvolvimento Econômico) e Simone Costa (Saúde), e pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico Romário Galvão, onde foi discutida, entre outros assuntos, uma parceria com a universidade para qualificação dos profissionais.

A secretária de Saúde avaliou como positiva a aproximação com a UFRJ. “A gente está ajudando exatamente a compor o perfil hospitalar. Vamos ver a necessidade a nível de tecnologia, de capacitação, de recursos humanos e financeiros para ajudar a equipar o hospital. Estamos buscando por uma qualificação melhor, principalmente da equipe técnica que vai estar na unidade”, disse Simone Costa. “A importância dessa visita no hospital é construir com a UFRJ uma parceria que possa permitir que avancemos no projeto do Parque Tecnológico de Maricá e em programas que permitam a atração de empresas e bases tecnológicas na área de saúde”, acrescentou Alan Novais.

Ao conhecer o hospital municipal, o professor de medicina da UFRJ ficou impressionado com o tamanho da nova unidade, que em pleno funcionamento, estima-se fazer em torno de 25 mil atendimentos – tanto em Maricá quanto de municípios vizinhos. “Se for criado um hospital-escola, isso vai qualificar o atendimento, ganha a população e ganha também os profissionais de saúde que poderão ser treinados e capacitados para melhor atendê-los”, afirmou.