Durante o V Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (ECOB), que aconteceu em agosto de 2017 no município de Paraty, Maricá foi escolhida para sediar a edição 2018 do evento. Na manhã desta quinta-feira (25/01), foi realizada a primeira reunião para alinhamento da programação, com o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH).
Para o presidente da FFCBH, João Gomes Siqueira, a posição do Fórum deve ser estratégica. “Em 2016 fizemos o encontro em Campos, que fica no norte fluminense. No ano passado estivemos no sul fluminense. Agora estamos em uma cidade mais próxima da área central, que não é necessariamente a capital”, destacou João, explicando o objetivo do ECOB. “Cada comitê é responsável pela gestão dos recursos hídricos da sua bacia hidrográfica. A função do ECOB é proporcionar a reunião anual dos comitês, para que se discutam questões particulares de cada região e, principalmente, para que se busquem soluções”.
O VI ECOB, cujo o tema principal será a Sustentabilidade do Sistema de Bacias Hidrográficas, deverá acontecer nos dias 17 e 18 de maio. “Os nove comitês das bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro estarão presentes no encontro, assim como a sociedade civil no geral. A busca dos comitês é exatamente fazer com que todos participem, para que se possa debater todos os problemas que ocorrem nas bacias hidrográficas e que acabam prejudicando a sustentabilidade humana”, disse Irinaldo Cabral da Silva, que é coordenador de Saneamento da Secretaria de Urbanismo de Maricá e terá participação ativa no ECOB, por também ser diretor do Comitê de Bacias Hidrográficas do Lago São João, que compreende uma área que vai de Jaconé à Búzios.
A reunião, que aconteceu na sede da Secretaria de Urbanismo (Caxito), também contou com a presença do secretário de Urbanismo, Adyr Motta; do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino; do subsecretário de Cidades Sustentáveis, Guilherme Mota; e de representantes das secretarias de Ciência e Tecnologia; Cultura; Educação; e Turismo.