Feira contou com culinária medieval, roupas, acessórios e danças - Foto: Marcos Fabricio

A 1ª Feira de História Antiga e Medieval de Maricá, que teve o apoio da Prefeitura através das secretarias de Cultura e Turismo, levou uma verdadeira viagem no tempo para o Esporte Clube Maricá no último sábado (20/01).

No espaço, recheado de atrações socioculturais, o público teve a oportunidade de interagir com personagens caracterizados em trajes típicos da época medieval, participar de jogos, combates e acompanhar apresentações de dança e música. “Quem teve esta ideia foi o Edson, ele pensou em uma feira diferente, que levasse em conta a comunidade de Maricá. Como sou expositor de hidromel (mistura de cachaça com mel) em feiras medievais e temáticas, ele me convidou a trazer as pessoas que conheço para cá, para envolver a cidade de Maricá neste conhecimento histórico”, explicou Caio Sparenberg Brandão, que idealizou o evento ao lado de Luiz Edson (Albatroz).

A programação também contou com feira de artigos místicos, medievais, roupas, acessórios e literatura. Ao todo, foram 35 expositores. Para agradar o paladar, o público desfrutou de culinária tradicional, cerveja artesanal e hidromel. “Trouxemos um prato com ingredientes escandinavos, mas fizemos uma combinação atual que chamamos de apple bacon. É um sanduíche de maçã, bacon e cebola no pão sírio”, revelou Mariana Gouvêa, integrante do grupo recriacionista Machados do Pântano (Myrrøx), de Niterói.

Formado por cerca de 15 pessoas, o grupo de Mariana faz reencenações históricas da Era Viking, que aconteceu no período entre 793 e 1066, na região da Escandinávia. “Além dos hábitos culinários, trouxemos também uma apresentação de combate histórico. Com a nossa diversão, acabamos levando cultura e conhecimento histórico para as pessoas”, contou Douglas Guimarães Gomm, que também é membro do Myrrøx.

Profissional de dança cigana, Ana Beatriz Bahira, veio de Campo Grande para prestigiar o evento e encantar o público com a dança cigana russa. “Esta é uma das mais antigas danças dentro das danças ciganas. Ela vem do leste europeu e se espalhou pelo Brasil e pelo mundo inteiro. Dou aula particular no Rio, mas tenho prazer em ensinar um pouco sobre este universo onde sou convidada”, destacou Ana.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here