Crianças e adolescentes de 8 a 15 anos recebem orientações para evitar afogamentos - Foto: Elsson Campos

Começou nesta segunda-feira (22/01), na Praia de Cordeirinho, na altura da Rua 90, o projeto “Onda Certa”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e das secretarias de Saúde e de Educação. As aulas são voltadas para crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos e tem como objetivo diminuir as estatísticas da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) que apontam o afogamento como a segunda maior causa de morte entre menores até 14 anos.

Com um total de 55 inscritos, o curso, que tem duração de 10 dias, acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 12h, com muitas atividades fora e dentro d’água. O programa inclui aulas de prevenção de afogamentos, primeiros socorros, condições marítimas, preservação ambiental e iniciação ao surf e bodysurf, além de outros exercícios físicos na areia da praia, como jogos cooperativos. Cada participante recebeu um kit com camisa, boné e protetor solar. Segundo o guarda-vidas e um dos responsáveis pela turma, Rodrigo Cooperman, os alunos que concluírem o curso receberão um certificado.

“A procura para participar do projeto Onda Certa foi tão grande que a quantidade inicial de 45 vagas teve que ser ampliada para 55, inclusive criamos um cadastro reserva”, explicou Rodrigo Cooperman. “Ao final do curso os que não faltarem, pois duas faltas elimina o aluno, receberão um certificado e uma medalha de participação”, completou. “Se esses jovens conseguirem absorver 10% do que nós estamos passando já ficaremos satisfeitos”, afirmou o guarda-vidas.

Rosane dos Santos, de 30 anos, moradora de Bambuí, contou que aproveitou o período de férias e inscreveu o seu filho, Iago dos Santos, de 8 anos. “Eu fiquei sabendo desse projeto através de amigos e como meu filho está de férias eu pensei que este seria um ótimo incentivo para ele começar a praticar um esporte”, contou Rosane. “Estou achando tudo muito bom”, afirmou o pequeno Iago. “Antes eu ficava de costas para a água, mas hoje aprendi que não pode”, disse sorridente.

Ainda de acordo com Rodrigo Cooperman, já está sendo pensada uma edição do projeto Onda Certa para o mês de julho de 2018. “Nós vamos fazer uma edição seguindo o calendário de férias escolares. Por enquanto, o local ainda não está definido, mas em breve será decidido e divulgado”, adiantou o guarda-vidas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here