Filme sobre preconceito racial foi exibido para participantes do SAPAD na Casa Digital - Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD), equipamento vinculado à Secretaria de Assistência Social de Maricá, promoveu nesta quarta-feira (17/01) uma sessão de cinema para os usuários, na Casa Digital, Centro. Com pipoca e refrigerante, os espectadores viram o curta-metragem “Vista Minha Pele” que aborda questões raciais, fazendo uma inversão e ironia quanto ao papel do branco em relação ao racismo. Brancos são identificados como oprimidos, mostrando a presença de uma ignorância histórica quanto à escravidão nas escolas.

Dirigido por Joel Zito Araujo, o curta mostra a história sobre duas amigas de uma escola: uma negra e outra branca, sendo que nesta sociedade, o comum é ser negro e aqueles que são da raça branca sofrem com preconceitos e estereótipos. Segundo a coordenadora do equipamento, Luana Menezes, a intenção é provocar a reflexão nos usuários. “Nosso objetivo é fazer com que eles reflitam sobre o preconceito racial que ainda está muito aflorada na sociedade, principalmente nos pequenos atos”, destacou. “O que mais nos surpreendeu foi eles abordarem sobre outros tipos de preconceito como o de classe e o homoafetivo e demonstrarem consciência de que devemos respeitar as diferenças”, acrescentou Luana.

“Eu sofro preconceito com minha cor e por dormir na rua. Temos que dar a devida importância à luta de classes para que esta situação não seja mais a nossa realidade”, afirmou T. “As pessoas deviam pensar que não existe cor e nem dinheiro depois que morrermos”, refletiu M. “Nosso país é uma mistura de etnias. Por que tanto preconceito com as diferenças?”, questionou J. “Agradeço a equipe do SAPAD por nos fazer pensar e nos dar a voz em momentos como este”, disse C.