Posto de doação de sangue será montado no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro - Foto: Katito Carvalho

Com a proximidade do feriado de Carnaval, a Secretaria de Saúde de Maricá, através da Coordenadoria de Humanização, convoca a sociedade civil para o evento “Doe Sangue, Salve Vidas”, que acontecerá no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro), na próxima terça-feira (23/01), das 10h às 15h.

Nesta época do ano, quem depende das doações de sangue pode ficar prejudicado. De acordo com o Ministério da Saúde, os estoques dos hemocentros do país caem, em média, 25%. É justamente nesses dias que a demanda por sangue pode aumentar em virtude dos acidentes de trânsito. Portanto, antes de cair na folia, vale a pena se programar para fazer a sua doação.

De acordo com o coordenador de Humanização da Secretaria de Saúde, Jessé Paz, a expectativa é receber entre 100 e 120 bolsas de sangue, que serão encaminhadas para o Hemorio. “Estamos conseguindo alcançar as nossas metas em todas as campanhas. O objetivo é fortalecer a cultura da doação no município, para que a gente possa implantar um hemocentro no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara”, afirmou Jessé, ressaltando os planos de trabalho para o hospital que está sendo construído em São José do Imbassaí.

Podem participar da iniciativa pessoas entre 16 e 69 anos. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 kg e estar em bom estado de saúde. Os candidatos (as) devem estar descansados (as), não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here