Secretarias discutem organização da folia, como o fechamento de ruas - Foto: Michel Monteiro

Representantes das secretarias envolvidas com a realização do Carnaval 2018 se reuniram nesta quinta-feira (18/01) no Cinema Henfil, no Centro, para alinhar o planejamento de atuação durante a festa. Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Turismo, Saúde, Defesa Civil, Conservação, Assistência Social, Urbanismo, Cidade Sustentável e Cultura, além de Planejamento e Comunicação trabalham para oferecer um Carnaval ainda mais bem organizado que o de 2017. O grupo de trabalho ainda se reunirá novamente antes do feriado de Momo.

Algumas medidas já alinhadas foram anunciadas. Assim, mais uma vez obedecendo à Lei Federal 1094/2015, será proibida a comercialização de qualquer tipo de bebida em embalagens de vidro, por estabelecimentos comerciais e ambulantes, por se tratar de evento com grande concentração de pessoas, sob pena de multa e apreensão. Quando há venda de bebida alcoólica para menores de idade, a pena é de detenção e multa ao comerciante. Nesses casos, o município fiscaliza e a Polícia Civil autua.

Os 45 novos guarda-vidas aprovados no último concurso da Defesa Civil, realizado no final do ano passado, já se unirão aos outros 26 pré-existentes no efetivo para reforçar a vigilância diurna nas praias, espalhados pelos 15 postos da orla. Eles estarão munidos de três mil pulseiras de identificação de crianças – de um total de 20 mil a serem produzidas pela Assistência Social do município para a folia deste ano – para distribuição em ações proativas.

Assim como no ano passado, serão distribuídos aproximadamente dez mil guias com a programação completa do evento, os serviços em funcionamento na cidade e informações de utilidade pública, como endereços e telefones dos atendimentos em geral ao público, ilustrados inclusive com um mapa indicativo dos pontos de ação do governo municipal.

O secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Celso Netto, justificou a restrição de inúmeros trechos de ruas ao acesso de veículos, nos moldes do plano implementado em 2017, quando boa parte do Centro ficou fechada durante todo o Carnaval: “a prioridade é o cidadão; carros, motos e coletivos não passarão próximo aos blocos e palcos de shows de modo a resguardar a integridade física dos foliões e sua livre circulação”, afirmou.

Claudia Rodrigues, gerente do Programa IST/HIV/ Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde, informou que a “blitz da prevenção” – que no ano passado promoveu 2500 testes de doenças virais em exames de sangue com resultado quase instantâneo durante a folia no ano passado – neste Carnaval se prepara para efetuar 4900 atendimentos nos quatro dias de festa, de sábado a terça-feira.

Já o sistema de coleta de lixo se manterá igual aos dias normais em residências e comércios, porém a varrição será intensificada – através do uso de todo o efetivo disponível em Limpeza Urbana – nas vias com atrativos carnavalescos que concentrem grande número de pessoas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here