Alunos do CEM Joana Benedicta estão na lista dos aprovados - Foto: Katito Carvalho

Os alunos da rede municipal de ensino de Maricá obtiveram resultados positivos em seleções da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), do Instituto Federal Fluminense (IFF) e do Colégio Militar do Rio de Janeiro (veja a lista). As três instituições estão entre as mais procuradas por estudantes.

Os 49 aprovados concorreram com estudantes da rede privada e estadual. “O resultado dos nossos alunos mostra o comprometimento com a formação integral das crianças, não só na parte pedagógica, mas no desenvolvimento de outras habilidades. Isso causa um despertar do interesse dos alunos para que continuem avançando”, destaca a secretária de Educação, Adriana Luíza.

A Escola Municipal Marquês de Maricá liderou a lista de aprovados, com dez alunos. Em seguida veio o CEM Joana Benedicta Rangel, com nove; a E.M. João Monteiro, com seis; as E.M. Lúcio Thomé Guerra Feteira, Vereador João da Silva Bezerra e Amanda Peña aprovaram cinco estudantes cada. A E.M. Prof. Darcy Ribeiro aprovou quatro; as E.M. Antônio Lopes e Alfredo Nicolau aprovaram dois; e o CAIC Elomir Silva aprovou um.

Primeiro lugar no Instituto Federal Fluminense (IFF), Lara Silva Moraes, de 14 anos, falou sobre a realização e sobre os seus objetivos futuros. “Estou muito feliz, estudei o ano inteiro para isso. Passar nesta prova abre o caminho para fazer Engenharia Civil, que é o que eu quero”, contou a aluna da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra.

“Além da evolução que fizemos na educação de Maricá, temos que valorizar os esforços dos diretores, dos professores e, principalmente, desses alunos. Temos que fazer justiça ao mérito de toda uma cadeia de pessoas envolvidas e aos alunos aprovados. É um conjunto de forças que levaram a essas aprovações”, afirma o vice-prefeito Marcos Ribeiro.